Deputados estaduais recebem demandas da população do Litoral e prometem ação imediata
Na quarta-feira (5), Paranaguá foi palco de um evento histórico que marcou a terceira edição do projeto Assembleia Itinerante. A ação, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), teve como objetivo aproximar o trabalho do Poder Legislativo da população e envolveu a realização de uma sessão especial que contou com a presença de deputados estaduais e políticos da região litorânea.
O cenário escolhido para a importante ocasião foi a estrutura montada para a 11ª Festa Nacional da Tainha, situada atrás da Arena Albertina Salmon. Representantes da sociedade civil organizada e cidadãos tiveram a oportunidade de levar suas demandas aos deputados, vereadores, prefeitos e secretários municipais vindos de diversas partes do Litoral.
A participação ativa da comunidade resultou em uma série de reivindicações formuladas por representantes de associações comerciais, entidades de classe, sindicatos, institutos, conselhos e membros da sociedade civil organizada da região. Essas demandas foram entregues à Assembleia Legislativa do Paraná pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), que entregou os documentos ao deputado Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário da ALEP.
Principais demandas da comunidade
Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo estão uma série de obras de infraestrutura, melhoria da segurança pública e do atendimento à saúde. Um dos pedidos prioritários é a melhoria da infraestrutura de acesso ao Porto de Paranaguá, que envolve obras na BR-277.
As entidades também pleitearam o fortalecimento do efetivo e da estrutura física do 9° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil de Paranaguá, além da implantação de câmeras de segurança e o aumento do policiamento na região central. Outro ponto crucial abordado diz respeito à segurança no transporte de cargas, isto é, um maior combate às “vazadas”. No âmbito do turismo, foram sugeridas ações como a implantação de políticas e a realização de cursos de capacitação empresarial e treinamento da mão de obra local.
“Ninguém será deixado sem resposta”, assegura Alexandre Curi
O deputado Alexandre Curi, que presidiu a sessão especial, enfatizou a natureza democrática da iniciativa, que visa converter as demandas populares e da sociedade civil organizada em respostas concretas. “O grande objetivo da Assembleia Itinerante é estarmos mais próximos da população, ouvindo a reivindicações e demandas. E, no Litoral, quem conhece a região e sabe o que precisamos ouvir é quem mora aqui. Temos uma equipe dentro da Assembleia analisando cada uma das sugestões feitas, que serão encaminhadas ao Governo do Estado ou aos secretários”, disse.
Curi assegurou que ninguém será deixado sem resposta. “As demandas poderão se tornar requerimentos legislativos ou projetos de lei. Ninguém vai ficar sem resposta”, afirmou.
Já o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ressaltou a relevância da presença dos parlamentares na cidade. “Quero dizer que esta interiorização ocorre por causa de todos os prefeitos. Esta sessão acontece pela credibilidade de cada prefeito dos municípios do Litoral. É uma honra entregar estas reivindicações, que poderão se tornar requerimentos ou projetos de lei importantes para o desenvolvimento do nosso Litoral. Por isso os deputados são tão importantes, eles são o elo entre os municípios e o governo do Paraná“, reforçou.
Representação
Um dos deputados que trabalham em benefício da região é Anibelli Neto (MDB). Ele ressaltou a importância da Assembleia Itinerante, que proporciona momentos significativos à população litorânea. “Valorizamos enormemente essa iniciativa de dialogar com a sociedade e demonstrar como a Assembleia trabalha. É fundamental que possamos trocar ideias e receber sugestões. Neste contexto, a Assembleia se posiciona perante a sociedade, acolhendo ideias de qualidade“, disse.
O deputado Requião Filho (PT) também destacou a relevância de a ALEP ouvir as pessoas no local em que elas vivem. “O Litoral merece a presença da Assembleia. Essa região não existe apenas no verão. Temos muita gente séria trabalhando o ano todo. Precisamos de investimento nas escolas, nos hospitais, em empregos. Temos que voltar a cuidar do Litoral com um pouco mais de respeito. O berço deste estado incrível precisa de atenção, com políticas efetivas para que todos tenham oportunidade de crescimento. Estamos aqui para escutar o que o Litoral precisa”, frisou.
Presenças
Também participaram da sessão especial da Assembleia Itinerante os deputados Luís Claudio Romanelli (PSD), Cantora Mara Lima (Republicanos), Cloara Pinheiro (PSD), Artagão Junior (PSD), Flavia Francischini (União), Luís Corti (PSB), Luís Fernando Guerra (União), Márcia Huçulak (PSD), Fábio Oliveira (PODE) e Moacyr Fadel (PSD).
Ainda participaram da solenidade o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Hudson Teixeira, e os prefeitos de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (Podemos), de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (Podemos), de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), de Antonina, José Paulo Vieira Azim (PSD), de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho (MDB), e de Guaratuba, Roberto Cordeiro Justus (União), além do presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Fábio Santos (PSDB), e do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD). Vereadores de todas as cidades do Litoral, secretários municipais e servidores também estiveram na Assembleia Itinerante.
*Com informações da ALEP