DER/PR divulga Plano Funcional da Ponte de Guaratuba; saiba como será o traçado de acesso à ponte


Por Redação Publicado 11/11/2023 às 13h59 Atualizado 19/02/2024 às 04h29
O plano define, de forma geral, o traçado do projeto a ser instalado na travessia da Baía de Guaratuba. Foto: DER/PR.

*Com informações da AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) disponibilizou o Plano Funcional da obra da nova Ponte de Guaratuba e seus acessos neste sábado (11). O plano define, de forma geral, o traçado do projeto a ser instalado na travessia da Baía de Guaratuba, que vai conectar o município a Matinhos.

O projeto leva em consideração os estudos do traçado, de tráfego, topográficos, hidrológicos, além de todas as variáveis que podem interferir na ponte, a fim de verificar a necessidade de obras complementares de interseções, acessos ou obras de arte especial.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Alexandre Castro Fernandes, durante a elaboração dos estudos de viabilidade econômica, técnica e ambiental, também foram realizados os estudos preliminares de engenharia, sendo um dos resultados a maquete eletrônica.

Agora avançamos mais ainda, poderia dizer até que refinamos mais as soluções para a obra, que nos levou ao trecho estaiado no meio do eixo e não mais nas laterais, e também um número menor de colunas a serem implantados na baía”, afirma o engenheiro.

Segundo ele, as melhorias do projeto vão facilitar a manutenção da estrutura da ponte pelas próximas décadas, além de reduzir o impacto ambiental, com a diminuição do número de colunas.

Plano Funcional

O arquivo em formato pdf pode ser baixado neste link. Apesar de ter apenas cerca de 9 megas, ele apresenta um detalhado mapa com dimensões de 2m x 0,5m, podendo demorar para ser visualizado.

Acesso à Ponte de Guaratuba

O projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto, ainda está prevista a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara. Para facilidade de locomoção, será duplicada a PR-412 e implantados passeios com ciclovia ao longo de todo o acesso.

Até o momento já foram investidos R$ 7.261.349,08 na etapa atual da obra, que inclui a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia, elaboração de estudos e avaliações para obtenção de licenças ambientais e agora também a instalação do canteiro de obras.