Descentralização do SAMU em Paranaguá: ambulâncias também ficarão na Vila Divinéia e Padre Jackson


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/12/2023 às 13h31 Atualizado 19/02/2024 às 08h43
samu - praia - ambulancia

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), deu um passo importante para aprimorar o atendimento de emergência na cidade ao assinar o Termo de Acordo de Cooperação de Cessão de Uso com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). A parceria tem como objetivo descentralizar as bases das viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente nos diversos bairros da cidade.

Duas viaturas, estrategicamente posicionadas, contribuirão para a eficácia desse projeto. Uma delas terá sua base no Centro Municipal de Diagnóstico João Paulo II, situado na Vila Divinéia, enquanto a outra permanecerá na Unidade de Saúde do bairro Padre Jackson.

O prefeito Marcelo Roque destacou que essa iniciativa se soma a outras já implantadas no sistema de saúde de Paranaguá. “Queremos sempre melhorar o atendimento e facilitar o acesso dos nossos munícipes aos serviços de saúde“, disse.

Evitar atrasos

O diretor executivo do Cislipa, André Costa, enfatizou a importância da descentralização para evitar atrasos decorrentes de obstáculos comuns, como a espera de passagem de trens. “Vamos garantir o ganho de tempo de resposta nos atendimentos“, ressaltou o diretor.

Slider 1
O prefeito Marcelo Roque assinou o Termo de Acordo de Cooperação de Cessão de Uso com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). Foto: Prefeitura de Paranaguá

A secretária interina de Saúde, Luciana Costa, participou da cerimônia de assinatura do acordo e destacou que a Prefeitura está comprometida em oferecer espaços adequados às necessidades da equipe do SAMU. “Ao cobrir diferentes áreas da cidade, estaremos facilitando o acesso e proporcionando um atendimento mais ágil“, afirmou.

De acordo com ela, com essa medida, Paranaguá demonstra seu compromisso em aprimorar o sistema de saúde, garantindo que a população tenha acesso rápido e eficiente aos serviços de emergência, contribuindo para a segurança e bem-estar de todos os cidadãos.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá