Descubra o paraíso no Litoral: Férias de julho e festivais fazem a região bombar


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/07/2023 às 14h45 Atualizado 18/02/2024 às 16h28

As férias de julho estão trazendo uma explosão de energia para o Litoral, com festivais, competições esportivas e hotéis lotados. Nem mesmo o tempo nublado e o sol tímido conseguem espantar os turistas que chegam para aproveitar as opções de lazer oferecidas pela região nessa época do ano, especialmente para as famílias.

Segundo Bruno Moraes, proprietário do Hotel Cabana Suíça, o mais antigo de Guaratuba, os hotéis estão lotados e a demanda é enorme. “Temos todos os leitos ocupados! Os eventos de inverno têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso Litoral. Eles aquecem a economia e garantem ocupação durante toda a semana“, diz.

A movimentação é intensa entre os empresários locais, que se unem para acomodar os visitantes que buscam vagas em pousadas e hotéis já lotados. “É uma verdadeira força-tarefa, onde todos se ajudam e ninguém fica desamparado”, comenta o empresário.

No último final de semana, o primeiro do Festival de Inverno do Litoral, já aconteceram competições de BMX, pesca embarcada, kart, triátlon, canoagem, patinação, balonismo, beach tennis e taekwondo, com programação em todas as cidades do Litoral.

O Festival continuará fazendo as cidades da região ferverem. Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, destaca que as ações unem a atmosfera aconchegante das baixas temperaturas com eventos culturais, esportivos e gastronômicos, além da tranquilidade das praias e das belezas naturais da região. “O resultado é um mês de julho intenso, com comércio movimentado, hotéis lotados e famílias caminhando pelas calçadas cheias de sacolas de compras”, afirma.

Aumento no número de turistas

Desde o início do mês, a região está agitada. De sexta-feira (7) a domingo (9), o fluxo de visitantes foi impressionante em Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná. Os eventos esportivos, como o Campeonato Sul Brasileiro de Pesca Esportiva, em Guaratuba, e os Jogos da Natureza, em Paranaguá, esquentaram ainda mais o Festival de Inverno, que contou com a Festa da Tainha, comidas típicas, provas de kart, shows de motos e muitas atrações musicais.

Inês Aizawa, feirante de Paranaguá, ficou animada com todo o movimento. Há mais de 20 anos vendendo seus produtos nas feiras, ela e sua família mal conseguiram atender a todos os pedidos na arena montada para os jogos. “Esses eventos são de grande ajuda, pois divulgamos nosso trabalho, aumentamos o número de turistas na cidade e garantimos renda para as famílias“, comentou entusiasmada.

E ainda tem mais

E as atrações não param! Os próximos dias prometem ser ainda mais intensos no Litoral. De 14 a 23 de julho, Guaratuba receberá a Festa do Divino. Em Paranaguá, as comemorações dos 375 anos da cidade incluem a 6ª Caminhada da Natureza – Circuito Serra da Prata, no dia 16, e a Fejupa – Festa Julina de Paranaguá – que acontecerá entre os dias 21 e 29 de julho, além da grande festa com o cantor Daniel, no dia 28 de julho.

Antonina terá a Festa do Bom Jesus do Saivá de 28 de julho a 6 de agosto, enquanto a Ilha do Mel se prepara para receber as famílias na Lobafest, um evento náutico, esportivo, cultural e artístico. Há opções para todos os gostos; desde praias movimentadas e urbanizadas até ambientes tranquilos e preservados. Há passeios de barco, trilhas ecológicas, observação de aves e pesca esportiva para os aventureiros de plantão.

Não perca essa chance de descobrir o paraíso no Litoral do Paraná! As férias de julho estão aí e a programação está imperdível.