Desde a última semana, matinhenses não precisam mais ir a Curitiba para fazer laqueadura


Por Amanda Batista Publicado 21/06/2023 às 08h21 Atualizado 18/02/2024 às 14h49
hospital matinhos, centro de especialidades

A primeira cirurgia de laqueadura do Centro Municipal de Especialidades Enfermeira Regina Maria (CME) foi realizada na última terça-feira (13), e marcou um grande avanço para as mulheres de Matinhos que buscam o procedimento contraceptivo. Antes, as operações eram disponibilizadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, após uma longa fila de espera.

A operação faz parte de uma série de procedimentos eletivos que, desde a segunda semana de junho, são realizados no Centro. Agora, os moradores podem fazer cirurgias de baixa e média complexidade de forma rápida e gratuita.

Dentre os procedimentos disponíveis, estão: remoção de cistos, verrugas, lesões plantares, unhas e lipomas; reconstrução do lóbulo da orelha e injeção de medicamentos nas articulações como joelhos e ombros.

Além das pequenas cirurgias eletivas, o Centro de Especialidades também oferece atendimento com profissionais da cardiologia, psicologia, nutrição, ortopedia, fonoaudiologia e ginecologia, além dos exames de ecografia, eletrocardiograma, ecodoppler e análise laboratorial.

“Estes serviços representam uma resposta para todos os moradores que precisavam se deslocar de Matinhos a Curitiba para realizar até os mais simples procedimentos cirúrgicos. Agora, garantimos o acesso à serviços de qualidade e continuamos expandindo nossa atuação em diferentes áreas”, afirma a diretora geral da Unidade de Pronto Atendimento, Darlene Aparecida de Freitas.

Segundo a diretora, em breve, será implantada a terceira fase de expansão do atendimento do Centro, que irá disponibilizar procedimentos como vasectomia, remoção de hemorroidas e hérnias.

Fim da espera


Quem estreou a cirurgia de laqueadura no Centro foi a matinhense Lisandra Santone da Silva, de 29 anos, na última terça-feira (13). Ela tem dois filhos: uma menina de 11 anos e um menino de 9. A técnica de enfermagem conta que a decisão de fazer a laqueadura foi tomada junto ao marido após o casal perceber que não queria ter mais filhos.

A primeira paciente a realizar uma laqueadura no CME foi Lisandra Santone da Silva, de 29 anos, na última terça (13). Foto: Arquivo pessoal

Desde 2019, Lisandra buscou meios de realizar o procedimento de forma gratuita, mas estava na fila de espera há quatro anos. “Se não fosse pelo Centro de Especialidades, eu teria que aguardar vaga em Curitiba e já estava na fila desde 2019. Era esperar ou fazer particular, mas não podíamos arcar com a despesa. Por isso, ter esse serviço aqui é uma grande conquista para o nosso município”, afirma.

Ainda em recuperação, ela fez questão de agradecer aos cirurgiões e à equipe que a acompanhou durante o pré e pós operatório. “O atendimento foi humanizado, da recepção à alta, então, só tenho a agradecer ao Dr. Paulo Poli e à Dra. Viviane, além da equipe de enfermagem que foi muito atenciosa e zelosa comigo”, acrescenta.


Agendamento


No Centro de Especialidades, a laqueadura é realizada de acordo com a fila de espera do SUS. Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer o agendamento na Secretaria de Saúde, no setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, nº 215, Centro de Matinhos. O procedimento é feito de acordo com a ordem de inscrição.