Dezembro Vermelho: Pontal do Paraná oferta testes rápidos contra o HIV e outras ISTs
Neste mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pontal do Paraná tem intensificado suas ações no combate ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por meio da campanha “Dezembro Vermelho”. O mês é dedicado à conscientização, prevenção e proteção dos direitos das pessoas afetadas pelo HIV.
A campanha busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de promover a assistência e inclusão social das pessoas que vivem com o vírus. “A iniciativa da Secretaria de Saúde reflete o compromisso em fornecer informações essenciais e serviços de saúde à comunidade, com o objetivo de combater o estigma e promover uma abordagem compassiva em relação ao HIV”, afirma a secretária municipal de Saúde, Josinéia de Araújo, ao JB Litoral.
Uma das ações mais destacadas da campanha é a oferta de testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis, Hepatites B e C nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “O avanço da ciência torna possível que portadores do vírus levem uma vida normal com tratamento adequado. No entanto, o acesso ao diagnóstico precoce e o conhecimento sobre as práticas de prevenção são fundamentais para conter a propagação do vírus”, explica Josinéia.
A secretária de Saúde incentiva a população de Pontal do Paraná a procurar a UBS mais próxima para realizar o teste rápido. Além disso, destaca que a campanha enfatiza a importância da instrução social sobre o tema para evitar a transmissão e assegurar condições dignas de vida aos portadores do vírus.
Calendário de testes rápidos:
- UBS Shangri-Lá (Rua São Francisco, 730) – 11 de dezembro, segunda-feira.
- UBS Praia de Leste – 12 de dezembro.
- UBS Ipanema – 12 de dezembro.
- UBS JD. Canadá – 13 de dezembro.
- UBS Pontal do Sul – 14 de dezembro.
“A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a prevenção é a chave para a promoção da saúde, e que a realização dos testes rápidos é uma maneira eficaz de identificar precocemente as ISTs. A mensagem central da campanha é clara: ‘Cuidar da saúde é importante. A prevenção é maior que sorte!’”, conclui Josinéia de Araújo.