Dia D de Multivacinação: Litoral atualiza carteiras de vacinação de crianças e adolescentes


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/10/2023 às 10h22 Atualizado 19/02/2024 às 02h56

O Paraná está participando da Campanha Nacional da Multivacinação, uma ação que visa verificar a situação das cadernetas de vacinação, principalmente, de crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, e fornecer as doses de imunização atrasadas. O objetivo da campanha é garantir que a população esteja protegida contra diversas doenças, bem como prevenir surtos e epidemias e, embora o Ministério da Saúde tenha definido o período da ação de 14 a 18 de outubro, o estado promoverá a campanha até o próximo sábado (28).

No último sábado, 21 de outubro, foi realizado, no Paraná, o “Dia D” de mobilização para intensificar as ações. A vacinação é amplamente reconhecida como uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças, bem como para a redução das complicações de enfermidades que podem ser fatais. Manter a carteira de vacinação em dia desde o nascimento é fundamental para garantir a saúde e a proteção de crianças e adolescentes.

Em Paranaguá, o “Dia D” resultou na aplicação de 2.419 doses de vacinas. O evento contou com a presença de profissionais de saúde vestidos de forma festiva, e uma carreata encabeçada pelo icônico Zé Gotinha, que contribuiu para atrair um grande número de pessoas em busca da imunização. As vacinas contra o vírus HPV e a gripe se destacaram nesse dia.

Ghislaine Cristina Corrêa, superintendente de Assistência à Saúde de Paranaguá, enfatizou a importância do evento. “Nosso intuito foi vacinar o maior número de crianças e até adultos, colocando em dia o calendário vacinal. As vacinas de rotina, contra Covid-19 e contra influenza foram oferecidas à população durante todo o sábado“, disse.

Embora a Campanha Nacional de Multivacinação tenha chegado ao fim, a população ainda pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber as vacinas, discutir com a equipe de enfermagem e atualizar suas proteções contra diversas doenças. Vale destacar que, a partir desta segunda-feira (23), os imunizantes contra a Covid-19, BCG e Influenza, serão aplicados apenas no Centro de Saúde Gabriel de Lara.

Em Paranaguá, o “Dia D” resultou na aplicação de 2.419 doses de vacinas, com destaque para vacinas contra o vírus HPV e a gripe. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Pontal e Matinhos

Em Pontal do Paraná, 829 doses de vacinas foram aplicadas durante o “Dia D”, com destaque para a carreata liderada pelos agentes da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, juntamente com o Zé Gotinha, que deram as boas-vindas às crianças nas UBS.

Já Matinhos aplicou um total de 848 doses no “Dia D”, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

O JB Litoral procurou informações sobre o balanço do “Dia D” também em Guaratuba, mas, até o momento, não obteve dados oficiais.

Em Pontal do Paraná, 829 doses de vacinas foram aplicadas no sábado (21). Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná