Dia D de vacinação para crianças acontece nesta quarta (12), em Paranaguá; doses contra a Pólio serão aplicadas


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/10/2022 às 17h43 Atualizado 17/02/2024 às 19h10

Nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, é também o Dia D de vacinação contra a Poliomielite (ou paralisia infantil) e atualização do calendário vacinal das crianças de 0 a 14 anos, em Paranaguá. A campanha municipal visa imunizar contra várias doenças.

O Dia D de vacinação tem início às 9h e finaliza às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e contará com ação extramuros na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Vicente; Igreja Batista Betel, na Serraria do Rocha; na Associação Du Rap, na rua Maria do Amaral Barbosa; e no Céu das Artes, no Jardim Iguaçu. É necessário levar os documentos da criança e a carteirinha de vacinação para que as equipes de enfermagem verifiquem quais vacinas devem ser aplicadas.

Não deixar as crianças sem vacinas é fundamental para a saúde delas, por isso reforçamos o convite aos pais e responsáveis que levem seus filhos de 0 a 14 anos para atualizar o calendário vacinal nas UBSs ou nos locais com ação extramuros”, destaca a diretora de Enfermagem, Miriam Simião.

De 8 de agosto a 30 de setembro, aconteceu a Campanha Nacional Contra a Poliomielite em todo Brasil. A 1ª Regional de Saúde do Litoral, que engloba os 7 municípios da região, vacinou apenas 55% do público alvo – crianças até 5 anos.

Paranaguá vacinou apenas 41% das crianças contra a Polio

Litoral vacinou apenas 55% das crianças na campanha contra a poliomielite; baixo índice acende alerta para possível retorno da doença

Em Paranaguá, o índice foi ainda menor: apenas 41% das crianças foram imunizadas; a expectativa era vacinar 9.901, entretanto, somente 4.090 receberam a dose. Além disso, as faixas etárias de 2 e 3 anos tiveram ainda menos adesão.

Na faixa de 2 anos, somente 29% do público alvo foi atingido, o que representa 766 crianças; já nas de 3 anos, o número é ainda pior, apenas 26% do total esperado foi imunizado, isto é, 689 crianças.

O Dia D está sendo realizado com o objetivo de vacinar o maior número de crianças possível e aumentar o índice de imunização contra a Poliomielite na cidade, evitando, assim, que a doença, já erradicada no Brasil, volte a fazer novas vítimas.

As vacinas de rotina, inclusive contra a Poliomielite estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o ano. Ações constantes são realizadas para sensibilizar os pais e responsáveis e reforçar a importância da vacinação para a saúde das crianças e adolescentes e, consequentemente, da pessoa adulta. No dia 12 de outubro, a secretaria municipal de Saúde realizará o Dia das Crianças com Saúde, mobilizando os profissionais, mantendo as UBSs abertas e realizando ação extramuros em busca da cobertura vacinal mais ampla possível. Contamos com a sensibilidade dos pais e responsáveis para que levem suas crianças e adolescentes para receber a imunização”, conclui Miriam Simião.