Dia de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é celebrado nesta terça
Por Prefeitura de Matinhos
Nesta terça-feira (18), é celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil e do Poder Público no combate a esse tipo de crime. Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia.
Os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. E a todo momento escândalos de abuso sexual infantil no esporte, no cinema e na TV, nos mostram o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção. Através de políticas públicas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS e do CRAS, atende crianças e adolescentes com o direito violado. É feito um acompanhamento não só da vítima, mas de toda a família.
O objetivo é a redução dos danos causados pela situação de violência, garantindo o direito da criança e do adolescente a uma infância saudável e segura, bem como mobilizar a sociedade, desmistificando conceitos e tabus. Além disso, a educação sobre o tema está entre os objetivos mais importantes. Quando você finge que não vê, você é cúmplice. Se você testemunhar uma situação de violência sexual contra uma criança ou adolescente, não se cale. Denuncie.
Denúncias sobre abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O Disque 100 funciona 24 horas. Aqui em Matinhos, denúncias também podem ser feitas para o Conselho Tutelar, que atende pelos telefones 3971-6159 e 98405-7181.