Dia de Finados tem celebrações em cemitério e igrejas de Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 01/11/2021 às 14h27 Atualizado 16/02/2024 às 17h56

Nesta terça-feira (2), feriado de Dia de Finados, os cemitérios voltam a receber eventos ecumênicos em Paranaguá. Além do campo-santo, os templos também estão preparando missas e cultos especiais de homenagens aos entes que já partiram.

A preparação, limpeza e obras nos jazigos, para tornar o ambiente mais agradável e seguro, pôde ser feita até a tarde desta segunda-feira (1). Hoje pela manhã o movimento já começou alto nos cinco cemitérios municipais e no principal cemitério particular da cidade, que fica localizado no bairro da Vila Divinéia.

O Jardim Eterno irá receber duas missas nesse feriado, a primeira missa será realizada às 10hrs, com a celebração do Bispo da Diocese de Paranaguá Dom Edmar Perón, e às 16h com o pároco da igreja matriz de São João Batista Osvaldo. Ambas as celebrações serão realizadas na área interna do cemitério e, devido as fortes chuvas dos últimos dias, uma tenda foi montada para abrigar os devotos e fiéis que irão participar da missa de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção e segurança contra a Covid-19.

Já os cultos evangélicos ficaram a cargo dos seus templos realizar ou não alguma atividade especial em memória dos que já faleceram. Segundo o Presidente da Associação dos Ministros Evangélicos (AMEP), Pastor Maurici Alves, mesmo sem cultos especiais, o Dia de Finados se torna mais reflexivo e de boas recordações daqueles que já partiram. “Nós associados da AMEP e membros das igrejas evangélicas respeitamos bastante a memoória dos nossos entes queridos, porém não iremos realizar cultos específicos para reverenciar aqueles que nos deixaram, mas utilizamos essa data para proclamar as boas novas do evangelho que é a vida com abundância”, declarou o pastor.

A Catedral Diocesana também irá realiza a missa de finados em dois horários, o primeiro às 08h30 e a segunda celebração às 19h. A missa será presidida pelo Padre Emerson Zella e terá como tema a passagem de João, capitulo 11, versículo de 25-26. “Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”.

No mesmo dia, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, realizará ás 19h a Santa Missa em memória dos falecidos. A celebração faz parte da programação da Festa da Padroeira, que acontecerá no dia 15 de novembro.

Confira o horário de abertura e fechamento dos cemitérios em Paranaguá:

• Nossa Senhora do Carmo – Bairro Campo Grande;
• São Benedito – Bairro Vila São Vicente;
• São Francisco de Assis – Ilha dos Valadares;
• Cemitério de Alexandra;
• Rio das Pedras;
• Cemitério Jardim Eterno.

Todos estarão abertos das 07h às 18hrs, exceto o Jardim Eterno que atenderá os visitantes até as 19hrs.