Dia Estadual de Combate ao Feminicídio será marcado por ações no Litoral, neste sábado (22)


Por Flávia Barros Publicado 21/07/2023 às 20h12 Atualizado 18/02/2024 às 17h56
Paranaguá e Matinhos participam da 1ª Caminhada do Meio Dia, neste sábado (22); Pontal fará participações em competições esportivas e palestras. Foto: Arquivo/JB Litoral

Embora tenha apresentado redução de 43,7% no primeiro bimestre deste ano (nove casos contra 16, em 2022), conforme dados mais recentes divulgados pelo governo do estado, o número de feminicídios no Paraná apresentou alta em 2022, segundo publicação anual divulgada na quinta-feira (20), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estado somou 77 feminicídios no ano passado, uma alta de 2,7% em relação a 2021.

Para orientar a população e combater esse tipo de crime, foi criada a Lei Estadual nº 19.873/2019, que instituiu 22 de julho como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima de feminicídio em 22 de julho de 2018.

Atividades

Neste sábado (22), o governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), convocou os municípios a realizarem, a 1ª Caminhada do Meio-Dia, em memória das vítimas de feminicídio. O evento faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. Mais de 70 municípios paranaenses confirmaram eventos similares até a tarde desta sexta-feira (21), dois deles aqui na região.

Paranaguá

Em Paranaguá, a concentração da caminhada está prevista para às 11h30, na Praça Fernando Amaro, com percurso pela rua Dr. Leocádio e chegada na Catedral Nossa Senhora do Santíssimo Rosário (Igreja Matriz).

A organização do governo do estado, em parceria com o município, por meio da secretaria municipal da Mulher, pede para que as pessoas compareçam vestidas de branco, levando uma mensagem de paz e harmonia. Toda a população está convidada a participar.

Matinhos

Em Matinhos a concentração ocorre no mesmo horário, 11h30, em frente à Câmara de Vereadores (sede administrativa), de onde a caminhada sai, ao meio-dia, em direção à Rodovia Máximo Jamur (PR-412), com percurso pela avenida Dr. Roque Vernalha.

Pontal do Paraná

Já Pontal do Paraná não realizará a Caminhada do Meio-Dia, mas programou outras ações para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Segundo a prefeitura, falas serão feitas nos eventos esportivos que acontecem neste sábado (22), na cidade, a exemplo do Campeonato Paranaense de Motocross e o Campeonato Paranaense de capoeira; e palestras nas comunidades, associações, escolas, colégios para informar e reforçar a importância da prevenção.