Dia histórico: governador Ratinho Júnior inicia construção da Ponte de Guaratuba com colocação da primeira estaca no mar


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/04/2024 às 15h28

*Com informações da AEN

Na manhã desta terça-feira (30), a tão aguardada construção da Ponte Guaratuba-Matinhos alcançou um marco significativo com a emissão da Licença de Instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT) e a consequente Ordem de Serviço. O anúncio foi realizado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), durante sua visita ao canteiro de obras em Guaratuba, onde teve início as primeiras atividades da perfuratriz destinada à concretagem das estruturas base da ponte.

image-57
Agora, o Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório, tem um prazo de 24 meses para a conclusão da estrutura. Foto: Jonathan Campos/AEN

Durante a instalação da primeira estaca, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD), gravou um vídeo ao vivo mostrando toda a movimentação. “É uma estrutura colossal. Dentro desse tubo vai toda a estrutura de ferro, de aço, e aí é jogado o concreto. É o primeiro pilar na água. Nós que já estivemos aqui em outro momento acompanhando o canteiro de obras lá em terra, agora acompanhamos a evolução da obra no mar”, exaltou o prefeito.

Fortalecimento do turismo no Litoral

A obra, que representa um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), atinge um marco importante com a obtenção da Licença de Instalação, concedendo ao Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório, um prazo de 24 meses para a conclusão da estrutura.

É uma das maiores obras da história do Paraná e hoje damos a autorização em nome do povo do Paraná para se colocar a primeira estaca no oceano da ponte de Guaratuba. Vitória do povo paranaense!”, enfatizou o governador Ratinho Junior durante o início das obras.

Ressaltando a importância estratégica da obra, ele também destacou que ela fortalecerá o turismo no Litoral, beneficiando a região em seu todo, desde a economia local até a infraestrutura e qualidade de vida dos moradores. “É uma obra que vai fortalecer o turismo no Litoral do Paraná, que nos últimos anos já tem batido recordes de visitantes, e que faz parte de um planejamento para o resgate da região, beneficiando toda a cadeia produtiva e os moradores”, acrescentou Ratinho Junior.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, enfatizou a magnitude do momento. “É a construção do primeiro pilar na água. A gente já estava trabalhando nos canteiros, as pessoas estão acompanhando, centenas de funcionários trabalhando, mas agora vocês vão ver o início no mar. Então é para nós um momento histórico“, expressou.

Os trabalhos no Litoral tiveram início formalmente em outubro de 2023, após a emissão da Licença Prévia pelo IAT. Desde então, o Consórcio Nova Ponte concentrou-se na preparação do canteiro industrial de apoio à obra principal, incluindo a fabricação de artefatos de concreto.

Próximo passo

O próximo passo após a emissão da Licença de Instalação é a autorização para que o consórcio inicie efetivamente a construção da ponte. Posteriormente, o IAT deverá emitir a Licença de Operação, marcando o momento em que a ponte estará pronta para uso.

Com uma extensão total de 1.244 metros, a ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades, além de outros detalhes que a tornarão uma infraestrutura robusta e segura para os usuários.

À medida que a construção avança, o número de funcionários envolvidos também crescerá significativamente, passando de 100 para cerca de 600, como afirmou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.  “Essa é a primeira estaca de muitas que vão ser colocadas na baia de Guaratuba para na sequência termos as demais estruturas da ponte, a pavimentação dela e dos entornos tanto do lado de Matinhos quanto de Guaratuba”, comentou.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *