Dilma Miranda: conheça a “rouxinol de Guaraqueçaba” que vai realizar um sonho nesta sexta (7), na Festa Nacional da Tainha


Por Flávia Barros Publicado 06/07/2023 às 20h05 Atualizado 18/02/2024 às 16h08

Ela tem 48 anos, todos vividos na Ilha do Superagui, em Guaraqueçaba. Filha de um violeiro de fandango caiçara, Dilma Miranda sempre teve uma vida simples. Primeiro com os pais e nove irmãos, todos nascidos na ilha, depois ao lado do marido, com quem é casada há 22 anos. Da união, apenas um filho, de 18 anos. Dilma acorda bem cedo e ganha a vida limpando camarão, atividade que só termina com o pôr do sol.  Mas a guaraqueçabana que já era adolescente quando chegou energia elétrica na ilha, e que até hoje faz questão de cozinhar no fogão a lenha, vem sendo conhecida não apenas no Superagui, mas em toda a cidade, com o auxílio da tecnologia.

Cantora do WhatsApp

Imitando os mais variados sons da fauna da ilha e soltando o gogó com músicas regionais, áudios e vídeos da “rouxinol de Guaraqueçaba” começaram a se espalhar por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Confira:


Esforço

Como uma diversão em meio à vida dura, o mundo bem ali na palma da mão da trabalhadora passou a fazer parte da rotina. “Eu sou humilde, minha casa tem duas peças, ainda por terminar. Quando a energia elétrica chegou, lembro como se fosse hoje como a gente ficava assustado. Desde muito pequena aprendi a trabalhar limpando camarão com a minha mãe; ela me colocava de um lado e minha irmã do outro e ia ensinando para a gente como limpar”, disse em conversa com o JB Litoral. “Saio de casa 6h para ir limpar camarão. Tiro de 20 a 28kg de miolo por dia e só volto para casa 18h”, completou.

Depois que começou a usar internet, Dilma, que não terminou o ensino fundamental 1, nunca mais parou. Até que o aparelho celular, já antigo, quebrou, mas ela não mediu esforços para comprar um novinho, parcelado em muitas vezes. Com o smartphone, como ela faz questão de frisar, a trabalhadora mantém perfis em redes sociais como Facebook e Instagram, além do WhatsApp.

Sonho

Com o gosto pelo canto e com aspiração a ser humorista, Dilma tem um ídolo: o cantor sertanejo Daniel. O artista é uma das atrações das comemorações pelos 375 anos de Paranaguá, no final do mês aniversário da cidade. O sonho da trabalhadora é conhecer o cantor. Mas não é apenas o artista que Dilma quer conhecer. Um dos seus vídeos viralizou, nele o pedido era conhecer o prefeito Marcelo Roque:

Primeiro passo

E o vídeo chegou até o prefeito, que conversou com Dilma, há uma semana, por chamada de vídeo:

A trabalhadora aceitou o convite e se apresenta no palco da Festa Nacional da Tainha, em frente à Arena Albertina Salmon, na noite desta sexta-feira (7). Um primeiro sonho realizado: se apresentar em um palco.

Vou me apresentar e fiquei muito feliz! Espero ver o prefeito pessoalmente e voltar para ver o Daniel no final do mês, né?”, finalizou Dilma.