Eclipse Solar acontece na tarde deste sábado (14); será visível no Litoral


Por Flávia Barros Publicado 14/10/2023 às 10h53 Atualizado 19/02/2024 às 02h14

Na tarde deste sábado (14), o eclipse solar anular poderá ser visto de todas as regiões do Brasil, porém de formas diferentes e, independente do local, não se pode olhar diretamente para o Sol sem equipamento de proteção, pois há o risco de cegueira.

Por aqui, já façam suas apostas, o clima paranaense vai deixar a população do Litoral ver o fenômeno? De qualquer forma, fica o alerta para proteção dos olhos: óculos escuros comuns não servem para proteger a visão olhando diretamente para o Sol. É preciso ter uma lente ou filtro de soldador n°14 ou superior ou, ainda, um desses óculos específicos para apreciar eclipses. No Paraná, o estágio máximo de cobertura do Sol pela Lua ocorrerá às 16h47 deste sábado.

Durante o eclipse solar anular, a Lua vai parecer ser um pouco menor que o Sol, deixando visíveis as bordas da estrela ao redor da sombra lunar. O fenômeno é o responsável pelo efeito conhecido como anel de fogo, pois é semelhante a um círculo brilhante e avermelhado, sem deixar o céu escuro, pois o anel de fogo é brilhante o suficiente para iluminar a atmosfera.

O vídeo mostra como os moradores de cada estado do Brasil poderão ver o Eclipse, confira: