Educação em saúde transforma crianças em agentes multiplicadores na luta contra a epidemia da dengue em Matinhos

Com sucesso das ações de conscientização em escolas do ensino fundamental, CMEIs também avançam nas atividades contra a doença


Por Flávia Barros Publicado 08/05/2024 às 21h20 Atualizado 10/05/2024 às 10h38
dengue crianças matinhos
Para que as crianças compreendam e se transformem em agentes multiplicadores do conhecimento, as ações contam com palestras lúdicas e apresentações teatrais. Foto: Prefeitura de Matinhos

A cada semana que passa, o Litoral registra um aumento expressivo de casos confirmados de dengue. De acordo com o boletim mais recente, divulgado na última terça-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a região tem 11.786 casos (1.268 a mais do que os informados no boletim da semana anterior). Além disso, no atual período epidemiológico, que teve início em julho de 2023, foram registradas três mortes em decorrência da doença, todas em Antonina. O estado já totaliza 213 óbitos pela doença e 293.336 casos confirmados.

O município de Matinhos, com 39.259 habitantes, tem 1.502 diagnósticos de dengue, o equivalente a 30,5% dos casos confirmados em Guaratuba (4.913), que tem uma população similar (42.062). Uma das possíveis causas dessa diferença de números de pessoas acometidas pela doença é a ação de conscientização que vem sendo feita dentro das escolas.


Falando a língua das crianças


De acordo com o setor de Controle de Endemias, da Secretaria de Saúde de Matinhos, uma série de iniciativas vêm sendo realizadas com os alunos da Rede Municipal de Educação sobre a importância de combater a dengue e a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Depois de começar pelas escolas do ensino fundamental I, desde o mês de março os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão recebendo as atividades educativas.

dengue crianças
Até o momento, o projeto atendeu 709 crianças entre 2 e 5 anos, em 6 CMEIs. Foto: Prefeitura de Matinhos

Para que as crianças compreendam e se transformem em agentes multiplicadores do conhecimento, as ações contam com palestras lúdicas, apresentações teatrais e conversas animadas. “Falando a língua das crianças essas iniciativas nos permitem alcançar um grande número de pessoas, fornecendo informações eficazes que perduram no tempo e auxiliam na prevenção de doenças“, disse o coordenador do Controle de Endemias, André Matsuzaki.

O coordenador também detalhou que o projeto de Educação em Saúde no Combate à Dengue consiste em três etapas, as quais já foram realizadas com as crianças maiores.

Na 1ª realizamos informações técnicas sobre cuidados na prevenção de forma lúdica para as crianças. Na 2ª etapa realizamos com as crianças o reconhecimento do território no entorno das escolas, junto com os agentes de endemias, na qual elas aprendem a identificar possíveis focos do mosquito. E na 3ª foi o encerramento do projeto, onde reunimos todas as escolas municipais, fizemos amostras de materiais e apresentamos o teatro”, explicou Matsuzaki.


Sucesso


Ainda segundo André, as escolas gostaram tanto, que os CMEIs começaram a solicitar a apresentação do teatro. “A educação é uma das ferramentas mais importantes para promover a saúde, e as crianças são os agentes transformadores na sua comunidade. Até o momento, trabalhamos com 709 crianças entre 2 e 5 anos, em 6 CMEIs”, completou.

Desde o mês de março, a iniciativa já passou pelos CMEIs Bolinha de Neve, Rosa Maria Mesquita, Sininho Dourado, Raquel Silvino, Estrela Cintilante e Caminho Alegre. Segundo o cronograma elaborado pela coordenação, ainda estão previstas visitas aos CMEIs Reino da Alegria, nesta segunda-feira (6); Gigi Bonatto, no dia 24, e Sarah Mesquita, no dia 27.

O Projeto de Educação em Saúde de Matinhos foi inscrito no congresso do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) e selecionado para representar a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece de 30 de junho a 3 de julho, em Porto Alegre.

dengue crianças matinhos
O Projeto de Educação em Saúde de Matinhos foi selecionado para representar a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá no Congresso Conasems. Foto: Prefeitura de Matinhos

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *