Educadores de Matinhos estão preparados para atuar com crianças com autismo: formatura da capacitação aconteceu na sexta-feira (8)


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/12/2023 às 12h12 Atualizado 19/02/2024 às 07h27

Na última sexta-feira (8), o auditório da UFPR Litoral, em Matinhos, recebeu os formandos do Curso de Intervenção Junto à Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um total de 122 cursistas, entre professores, educadores, diretores, coordenadores, atendentes, monitores de ônibus e nutricionistas, da Rede Municipal de Educação, recebeu a certificação de conclusão do curso, em um evento que destacou a importância da capacitação desses profissionais.

O curso, que teve uma carga horária de 60 horas, começou em agosto e foi ministrado no auditório da Escola Wallace Thadeu de Mello e Silva, no Centro da cidade, ao longo de três turmas, nas segundas, terças e quartas-feiras. “O principal objetivo da capacitação foi fornecer ferramentas e conhecimentos aos profissionais da Educação para que possam desenvolver atividades específicas junto aos estudantes diagnosticados com TEA”, explica o secretário de Educação, Mário Braga, ao JB Litoral.

A formação abrangeu teoria e prática, proporcionando aos cursistas uma compreensão abrangente e prática do transtorno. A condução do curso ficou a cargo da professora Gislaine Andreto, especialista na área de TEA.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação Especial, reforçando o compromisso do município em promover uma educação inclusiva e adaptada às necessidades de todos os alunos”, diz Mário.

Educação inclusiva

O secretário de Educação ressaltou a importância da capacitação e o impacto positivo que ela terá na comunidade escolar. Segundo ele, o investimento na formação dos educadores se dá para que possam oferecer uma educação cada vez mais inclusiva e acolhedora.

“O curso não apenas capacitou os profissionais, mas também reforçou a importância de se compreender as características do TEA e adaptar as práticas educacionais para atender de forma mais eficaz a essa parcela da população estudantil”, conclui Mário Braga.

Capacitação contínua

Em 2022, um grupo de 100 professores participou da capacitação. Entretanto, ao final do período letivo, a Secretaria de Educação verificou uma lacuna, já que a iniciativa não abrangeu outros profissionais, como o setor administrativo. Em resposta à demanda, foi proposta a expansão do escopo dos cursos em dezembro de 2022.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Dabinei Lima Ferreira, a motivação por trás da expansão foi a necessidade de atender à demanda crescente por serviços de atendimento a crianças autistas nas escolas. “Como alguém com vasta experiência na área de educação especial, tenho testemunhado o crescimento do número de alunos autistas nas instituições. Por isso expandimos os cursos, para que outros profissionais, além dos professores, tenham a chance de aprender a lidar com essas crianças”, explica.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos