Educadores de Paranaguá podem participar de oficina sobre Teatro Lambe-Lambe; saiba mais


Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/09/2022 às 19h38 Atualizado 17/02/2024 às 17h52

A 2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá será realizada entre os dias 8 e 15 de outubro e contará com uma vasta programação de espetáculos, intervenções artísticas, palestras e laboratórios em diversos pontos da cidade. Mas, antes do início da programação principal, a Bienal está oferecendo uma oficina voltada para os/as educadores/as da Rede Pública de Ensino. Serão dois oficineiros renomados na área compartilhando a linguagem prática e teórica da modalidade teatral.

A oficina de introdução ao Teatro Lambe-Lambe será realizada de 3 a 7 de outubro, das 13:30 às 17:30, na Casa Monsenhor Celso, em frente à Catedral no Centro Histórico. Cada participante construirá um protótipo do seu próprio espetáculo em miniatura a partir de conceitos apresentados com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tais como, promover o bem estar para todos, em todas as idades; assegurar padrões de produção sustentável utilizando materiais simples no seu projeto artístico pessoal.

A criação priorizará a simplicidade dos elementos cênicos e seu potencial metafórico dentro dos preceitos dramatúrgicos do Teatro Lambe-Lambe que serão desenvolvidos a partir de exposição teórica, jogos teatrais e trabalho plástico de construção de personagem e caixa cênica, com ênfase na inovação de ideias e promovendo a aprendizagem contínua e inclusiva.

Conheça os oficineiros

Pedro Cobra, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Lille, na França, é integrante da Cia. PlastikOnírica. Ele atua com a disseminação da linguagem do Teatro Lambe-Lambe por meio de oficinas e atividades de formação de público e de novas(os) lambe-lambeiras(os).

Tania Corvalán, licenciada em Artes Plásticas pela Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, de Ñuñoa, Chile, atua desde 2006 nas Artes Cênicas, tendo ministrado diversos cursos, oficinas e workshops de confecção, construção e mecanismos para teatro de formas animadas, em diversos locais do Chile, Brasil e Argentina.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Programação

1º Módulo – Pedro Cobra – Cia. PlastikOnírica – Santos/SP

    • História do Teatro Lambe-Lambe;

    • Princípios técnicos e poéticos do Teatro Lambe-Lambe;

    • Exercícios práticos de sensibilização às miniaturas e objetos;

    • Esboço de roteiro (dramaturgia).

2º Módulo – Tania Corvalán – Pupa Teatro – Chile

    • Estudo e planejamento de construção de personagens;

    • Confecção de bonecos e mecanismos em miniatura;

    • Estudo e exercícios práticos de manipulação.

3º Módulo – Extra classe

Conteúdo: Confecção de protótipo de caixa lambe-lambe.

4º Módulo – Pedro Cobra e Tânia Corvalán

    • Exercício de execução de roteiro (dramaturgia);

    • Construção de elementos cênicos, cenário e iluminação.

Carga horária total da oficina de introdução ao Teatro Lambe-Lambe: 24 horas

Número de Vagas: 20 (caso não preencha o número total de vagas, estas serão preenchidas por interessados em geral)

Público Alvo: Educadores da Rede Pública de Ensino de Paranaguá

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Realização da Trágica Cia de Arte com patrocínio da COPEL e apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (SECULTUR).