Eleição no Sindicato dos Ensacadores acontece neste domingo (14); 3 chapas estão inscritas


Por Luiza Rampelotti Publicado 13/08/2022 às 14h31 Atualizado 17/02/2024 às 15h05

Neste domingo (14), acontece a eleição que definirá o nome do novo presidente do Sindicato da Movimentação de Mercadorias em Geral de Paranaguá (Sinditrab), mais conhecido como Sindicato dos Ensacadores, para o quadriênio seguinte (2023, 2024, 2025 e 2026). A votação será realizada no auditório do sindicato, localizado na avenida Gabriel de Lara, nº 1060, das 8h às 18h.

O atual presidente, Lindonei dos Santos Nascimento, disputa a reeleição pela Chapa 20, enfrentando dois concorrentes: Daniele Amorim, da Chapa 10, e Raimundo Neto, da Chapa 33. O processo eleitoral está sendo coordenado pelo advogado Élio Valentin Karolus e operacionalizado pela Comissão Eleitoral, sob o comando de Silvio Nunes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá e diretor da Força Sindical do Paraná.

Para o pleito, estão inscritos 717 eleitores, associados ao Sindicato dos Ensacadores, que tiveram seus critérios de aptidão ao voto checados pelo Ministério Público do Trabalho. Para a votação, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto.

Segundo o advogado Élio Valentin, uma das chapas ingressou com medida cautelar perante à Justiça do Trabalho, requerendo o cancelamento da eleição. No entanto, a solicitação foi indeferida pelo juízo, que concluiu que o processo estava dentro da regularidade sindical e legal exigida para o ato.

Vale destacar que o sistema operacional e materiais para a eleição foram cedidos pela Justiça Eleitoral.

Encerrada a coleta de votos, haverá a contagem, que deverá ser realizada até às 20h, quando será proclama eleita a chapa que obtiver a maioria dos votos em relação às demais.

A cerimônia de posse da chapa eleita será no dia 4 de janeiro de 2023, com mandato de 4 anos.