Eleição para o Conselho Tutelar em Paranaguá: conheça o candidato Cláudio Apiacas


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/09/2023 às 18h39 Atualizado 18/02/2024 às 22h37

Conforme já noticiado pelo JB Litoral, na terça-feira (5), o jornal está produzindo uma série de reportagens individuais apresentando os 18 candidatos aos cargos de Conselheiro Tutelar em Paranaguá. Essas reportagens buscarão destacar quem são essas pessoas e quais são suas experiências relacionadas à área da infância e adolescência.

No dia 1º de outubro, o município realizará a eleição para preencher 5 vagas titulares e seus respectivos suplentes no cargo de Conselheiro Tutelar para o mandato de 2024 a 2027. Os conselheiros desempenham um papel de suma importância na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, atuando em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A eleição para os cargos ocorrerá das 9h às 18h, nas dependências do Colégio Estadual José Bonifácio. O processo de votação será realizado por meio de urna eletrônica, com um total de 22 urnas distribuídas para atender aos 105.760 eleitores aptos a votar, conforme a organização do pleito.

Terão direito de voto os cidadãos maiores de 16 anos que estiverem devidamente registrados como eleitores de Paranaguá até 3 meses antes do início do processo de escolha. É necessário apresentar o título de eleitor e um documento de identidade oficial com fotografia para exercer o direito de voto. Cada eleitor terá a oportunidade de votar em até 5 candidatos, cujos nomes e números estarão claramente listados nas cabines de votação.

Cláudio Antônio do Nascimento, o Cláudio Apiacas, nº 104

O segundo candidato ao pleito eleitoral é Cláudio Antônio do Nascimento, mais conhecido como Cláudio Apiacas. Com o número de campanha 104, ele busca retornar ao Conselho após já ter desempenhado a função de conselheiro suplente anteriormente.

Como já estive no Conselho Tutelar, aprendi a desenvolver a função de conselheiro. Sei que hoje tenho muito mais ainda para aprender”, diz.

Apiacas é presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP) e também da Escola de Samba Filhos da Gaviões. Ele ainda desenvolve projetos sociais.

Em sua campanha, ele destaca seu desejo de receber o voto dos cidadãos de Paranaguá com a intenção de fazer o melhor na defesa das crianças e adolescentes. “Caminhando junto com as famílias e as escolas, podemos garantir as nossas crianças e adolescentes educação, esporte, o lazer. Olhar pelas nossas crianças e adolescentes é olhar par nosso futuro”, conclui.