Eleição para o Conselho Tutelar Paranaguá: conheça a candidata tia Ulisséia
No dia 1º de outubro, haverá uma eleição para preencher 5 vagas titulares e seus suplentes no Conselho Tutelar de Paranaguá. Os conselheiros desempenham um papel importante na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, seguindo as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O JB Litoral está apresentando os 18 candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar em Paranaguá em uma série de reportagens. Essas matérias têm como objetivo mostrar quem são essas pessoas e suas experiências na área de crianças e adolescentes.
A votação acontecerá das 9h às 18h no Colégio Estadual José Bonifácio, com 22 urnas para atender aos 105.760 eleitores aptos. Para votar, é preciso ter mais de 16 anos e estar registrado como eleitor de Paranaguá até 3 meses antes da eleição. É necessário apresentar o título de eleitor e um documento de identidade com foto. Cada eleitor poderá votar em até 5 candidatos, cujos nomes e números estarão nas cabines de votação.
Tia Ulisséia, nº 114
Ulisséa Gonçalves de Carvalho Silva, natural de Paranaguá, casada e mãe de duas filhas, é uma das candidatas ao Conselho Tutelar que traz consigo uma sólida formação e compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Com diversos cursos e capacitações na área de proteção da infância e adolescência, inclusive o Curso Básico e Intermediário de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ela busca a oportunidade de continuar sua atuação em prol da comunidade. Seu número de campanha é o 114.
Ela conta que sua experiência de trabalho ao longo de sete anos na Secretaria Municipal de Assistência Social, na área de proteção de crianças e adolescentes, a capacitou a compreender a realidade desses jovens, bem como as dinâmicas familiares e escolares que os cercam. “Não lido apenas com números e estatísticas, mas com histórias de vida reais, por isso compreendo as nuances desse campo de atuação”, diz.
Além de seu trabalho no Poder Municipal, ela também dedica parte de seu tempo ao Ministério Infantil da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, onde atua há 17 anos. Conhecida como tia Ulisséia, ela ainda realiza palestras em escolas públicas e particulares sobre a prevenção contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Sob o lema “tia Ulisséa em defesa das crianças e adolescentes para que todos tenham seus direitos preservados,” ela busca a oportunidade de continuar seu trabalho em prol da infância e juventude de Paranaguá.