Eleições para Conselheiro Tutelar em Paranaguá: conheça os candidatos e o processo de escolha


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/08/2023 às 16h35 Atualizado 18/02/2024 às 21h50
Os eleitores poderão votar em até 5 candidatos para o Conselho Tutelar. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

No dia 1º de outubro, Paranaguá realizará a eleição para o preenchimento de 5 vagas titulares e vagas suplentes no cargo de Conselheiro Tutelar. Os conselheiros tutelares têm um papel fundamental na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando conforme as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As atribuições do Conselho Tutelar são amplas e incluem a fiscalização de entidades de atendimento, a instauração de procedimentos administrativos para apurar irregularidades em entidades, o atendimento a crianças e adolescentes cujos direitos estejam ameaçados ou lesados, entre outras ações previstas nos artigos 95, 136, 191 e 194 do ECA.

Os eleitos para o cargo de Conselheiro Tutelar receberão uma remuneração mensal base de R$ 1.800. Além disso, eles terão o direito aos benefícios previstos no artigo 134 da Lei Federal nº 8.069/90, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as leis municipais pertinentes à função.

Processo de eleição

A eleição para os cargos de Conselheiro Tutelar ocorrerá no dia 1º de outubro, das 9h às 18h. O local de votação será no Colégio Estadual José Bonifácio, e a forma de voto será através de urna eletrônica.  Serão 22 urnas divididas para atender 105.760 eleitores aptos a votar.

Têm o direito de votar os maiores de 16 anos que estejam inscritos como eleitores de Paranaguá até 3 meses antes do processo de escolha. Será necessário apresentar título de eleitor e documento de identidade oficial com foto para votar.

Os eleitores poderão votar em até 5 candidatos, cujos nomes e números estarão listados nas cabines de votação.

Candidatos em disputa

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) divulgou os nomes dos candidatos que disputarão a eleição de 2023 para os cargos de conselheiros tutelares na segunda-feira (28). Confira abaixo os nomes e os números de candidatura:

Cleonice de Araujo Coelho – 102

Cláudio Antônio do Nascimento – 104

Camila do Rocio Lacerda Correa – 105

Getúlio Rauen – 106

Danielle de Lima dos Santos Alves – 110

Thaiz Cristina Alves de Oliveira – 111

Ulisséia Gonçalves de Carvalho Silva – 114

Leandra Rodrigues Policarpo – 117

Renan Kravitz Ghilardi – 119

Marcelo Jeronimo dos Santos – 120

Aline Laryssa Rodrigues da Cruz Casburgo – 121

Simone Andréia de Souza Izidoro – 122

Simone Maria da Silva Nascimento – 123

Maisa Rodrigues Ferreira – 124

Gabriel Jaques Alves – 126

Thalita Diniz – 127

Evelyn de Oliveira – 128

Adenilde Alves da Costa – 129

Posse dos Conselheiros

Após a eleição, os conselheiros tutelares eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024, com mandato até 2027. Eles assumirão suas funções com a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município, atuando conforme as atribuições estabelecidas no ECA e na legislação municipal.

A eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar em Paranaguá representa uma oportunidade para a comunidade participar ativamente na escolha daqueles que serão os guardiões dos direitos das crianças e adolescentes, promovendo um ambiente seguro e saudável para o seu desenvolvimento”, convida o presidente do CMDCA, Marciney Santos de Oliveira.