Em ação conjunta, GCM e Semma recolhem cavalo solto em rua de Paranaguá
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) recolheram, na manhã de quarta-feira (21), um cavalo que estava solto pelas ruas da Vila Garcia, em Paranaguá.
Conforme a ocorrência, por volta das 8h30, a equipe da Patrulha Ambiental da GCM foi acionada para dar apoio aos servidores da Semma para o resgate do animal. A ação teve início após denúncia de que o cavalo estava circulando pelo bairro sem o tutor.
Os agentes foram averiguar e encontraram o cavalo na Rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha e não localizaram nenhum responsável. Diante da situação, o animal foi recolhido e encaminhado para a sede da Semma para serem tomadas as devidas providências.
Lei Complementar
Conforme as informações da GCM, o município conta com a Lei Complementar 68/2007, que estabelece que os proprietários de equinos são obrigados a ter cercas reforçadas e adotar providências adequadas para que os mesmos não incomodem ou causem prejuízos a terceiros, nem vaguem pelas vias públicas gerando riscos de acidente.
Caso as normas não sejam cumpridas, os responsáveis por esses animais ficam sujeitos às penalidades, inclusive, a apreensão do cavalo, taxas de apreensão e diária, além de multa.
Os cavalos que são recolhidos pela Semma recebem microchip e, em caso de os donos não reivindicarem a propriedade, são encaminhados para doação.