Em apenas 4 dias, Paranaguá arrecada mais de 120 toneladas de doações para o RS; carretas partem na sexta (10)


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/05/2024 às 20h28
image-16
A tragédia já deixou 95 mortos confirmados e 4 óbitos sob investigação. Além disso, 128 pessoas estão desaparecidas e 372 ficaram feridas. Foto: Renan Mattos/Reuters

A mobilização da cidade de Paranaguá em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foi surpreendente. Em apenas 4 dias, a Prefeitura arrecadou mais de 120 toneladas de mercadorias, superando as expectativas iniciais.

Desde o último sábado (4) até a noite de terça-feira (7), o Ginásio Joaquim Tramujas, no centro da cidade, tornou-se um ponto de encontro para milhares de parnanguaras dispostos a contribuir. Pessoas de todas as idades e origens chegavam ao local, a pé, de carro, de bicicleta ou de moto, trazendo consigo o que podiam oferecer. A população se mobilizou para doar alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, colchões, produtos de higiene e limpeza, ração animal e outros itens essenciais; até um barco foi doado.

Estou profundamente comovido com a generosidade e solidariedade dos parnanguaras. Isso vai muito além das nossas expectativas iniciais. Quero expressar minha profunda gratidão a todos que doaram, aos voluntários incansáveis e ao vice Borba. Juntos, estamos fazendo a diferença na vida de muitas pessoas“, declarou o prefeito Marcelo Roque (PSD).

A entrega das doações será realizada na próxima sexta-feira (10), com cinco carretas cedidas pelo vice-prefeito José Carlos Borba, que também é empresário no ramo de transporte e logística, partindo de Paranaguá para o Rio Grande do Sul. “Tudo isso será de grande ajuda para as vítimas das enchentes“, afirmou Borba.

Outros pontos de coleta

Apesar do encerramento das atividades no Ginásio Joaquim Tramujas, a cidade conta com outros pontos de coleta para doações: o quartel do Corpo de Bombeiros, no Bairro Nilson Neves, e a agência dos Correios, localizada na região central.

Os moradores do Rio Grande do Sul ainda enfrentam as consequências da maior tragédia climática da história do estado. Segundo o boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira (8), o número de cidades atingidas pelas enchentes subiu para 414, de um total de 497 municípios.

A tragédia já deixou 95 mortos confirmados e 4 óbitos sob investigação. Além disso, 128 pessoas estão desaparecidas e 372 ficaram feridas. O número de pessoas fora de suas residências chega a 225,4 mil, sendo 66,4 mil acolhidas em abrigos e 158,9 mil desalojadas.

Diante desses números alarmantes, cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença na vida daqueles que enfrentam essa difícil situação. Água potável, alimentos não perecíveis, cobertores, produtos de higiene e limpeza, medicamentos e itens para crianças (leite em pó, fraldas, lenços umedecidos, pomadas para assadura etc.) são especialmente necessários.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *