Em Matinhos, PMPR apresenta planejamento e novidades para a Operação Verão 2022/23


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/09/2022 às 17h36 Atualizado 17/02/2024 às 17h58

Nesta sexta-feira (23), o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Hudson Leôncio Teixeira, demais coronéis e prefeitos do Litoral estiveram reunidos em Matinhos para tratar sobre a Operação Verão 2022/2023, que se inicia em 19 de dezembro. Na ocasião, foram apresentadas novidades para o reforço policial na próxima temporada.

Em Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Ilha do Mel haverá reforço expressivo de efetivo e policiamento. Além disso, a PMPR realizará a aquisição e locação de veículos diferenciados para patrulhamento na areia, veículos elétricos e mais uma aeronave.

Temos sempre uma aeronave à disposição da Operação Verão, neste ano, serão duas – uma para atender o aero médico, que lida com questões de saúde e traumas, e outra exclusiva para o serviço policial”, explica o coronel Hudson.

Além do efetivo fixo de MIL policiais que estarão nas praias e Litoral reforçando a segurança dos moradores, turistas e veranistas, cerca de mais 900 militares participarão de forma flutuante da operação. “O Comando de Missões Especiais deslocará efetivo para dar segurança e tranquilidade para que as pessoas possam se divertir de forma pacífica e tranquila nesse período de natal, ano novo, carnaval e outros eventos que porventura aconteçam nos municípios”, diz.

Prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, e prefeito de Morretes, Brindarolli Junior, participaram da reunião. Foto: 9º BPM

Outra novidade para a temporada de 2022/2023 é que o Sistema de Atendimento e Despacho de Emergências (SADE), usado muito em situações de perturbação de sossego, será utilizado na própria viatura. Isto é, a equipe poderá realizar os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) – procedimento em que não há prisão pelo delito cometido por ser de menor gravidade – sem ter que se deslocar para a delegacia ou quartel de polícia.

Antes era preciso levar as pessoas que assinariam o TCO para uma delegacia, agora ele pode ser feito direto na viatura e o infrator já é informado no momento a data em que deverá se apresentar no juizado especial criminal”, explica a PMPR.

O coronel Hudson destaca que a Operação Verão é uma das operações mais importantes da Polícia Militar ao longo do ano. Segundo ele, a reunião desta sexta aconteceu de forma antecipada para apresentar os planejamentos realizados pela PM aos prefeitos locais.

Agora, após a conversa com os prefeitos, ocorrerão alguns ajustes finos com as informações que os gestores municipais nos trouxeram de realidade e demanda para cada município. De agora até o dia 19 de dezembro, que é quando inicia a operação, ajustaremos tudo isso para que tudo ocorra da forma mais tranquila possível”, conclui.