Em menos de cinco meses, 540 animais foram castrados gratuitamente em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 18/05/2023 às 14h32 Atualizado 18/02/2024 às 11h44
Castração evita a reprodução indesejada e aumento do abandono de animais. Foto: Prefeitura de Paranaguá.

Responsável por evitar a reprodução desgovernada de animais e o surgimento de doenças tumorais e infectocontagiosas, a castração se tornou essencial para aqueles que buscam manter a saúde dos seus bichos de estimação. Para garantir o acesso ao serviço à população socialmente vulnerável, a Prefeitura de Paranaguá disponibiliza o procedimento por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que desde janeiro de 2023, já realizou 540 castrações em cães e gatos.

Neste ano, o número de castrações já superou as expectativas, mas queremos aumentar para que os animais não sofram com o descaso e abandono. Inclusive, em junho, faremos um mutirão que ofertará cerca de 200 procedimentos”, destaca o secretário da pasta, Diego Delfino.

A castração é fundamental para reduzir doenças transmitidas de pets para humanos, como a Raiva e a Leishmaniose; diminuir o risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, além de prevenir casos de gravidez psicológica, inflamação dos testículos e da próstata.

Castração gratuita em Paranaguá

Em Paranaguá, animais resgatados por ONGs ou pelo poder público, e pets de moradores que recebem até três salários mínimos, têm direito à castração gratuita. Para se cadastrar no serviço, basta preencher o formulário disponível aqui e levar a ficha junto com comprovante de renda na Prefeitura, onde o pedido é protocolado.

O procedimento é realizado em cerca de duas semanas após a solicitação, de acordo com o secretário Diego Delfino.

Já o agendamento de consultas com veterinários da Secretaria do Meio Ambiente é realizado por meio dos telefones 3420-6141 ou 3721-1780, das 8h às 17h. O atendimento ocorre no setor ambulatorial localizado no Aeroparque, onde também é possível adotar cães e gatos resgatados.