Em parceria com a Celepar, Pontal do Paraná lança programa Pontal Tec, com inovações em áreas essenciais
Uma comitiva da Prefeitura de Pontal do Paraná composta por técnicos, secretários municipais e o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, esteve na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em Curitiba, na última terça-feira (16). O JB Litoral esteve na reunião, na qual os representantes da cidade assistiram às apresentações de empresas que participaram de um chamamento público voltado exclusivamente para apresentar soluções inteligentes que abordem desafios em áreas essenciais, tais como segurança, saúde, educação, mobilidade urbana, governança, turismo e transformação digital dos serviços prestados à população.
Segundo o edital de chamamento público, as propostas cadastradas no formulário, e seus respectivos detalhamentos, foram avaliados pela Celepar, e as selecionadas implementarão suas propostas em cooperação com Pontal do Paraná, pelo período experimental com duração mínima de três meses. “Oportunidade em que as empresas poderão demonstrar concretamente a eficácia e os benefícios de suas soluções”, diz trecho do edital.
Saúde e Segurança na frente
Em conversa com o prefeito Rudão Gimenes, ele adiantou que a parceria resulta no lançamento de um projeto inovador na cidade. “A parceria do Município com a Celepar e a Secretaria de Inovação e Tecnologia resultou no lançamento do projeto Pontal Tec, Cidades Inteligentes. A iniciativa visa buscar tecnologias e inovações para serem aplicadas em Pontal do Paraná, como o programa de Telemedicina 24h”, diz.
Como noticiou o JB Litoral no começo de janeiro, a tecnologia à serviço da Saúde tem ampliado o acesso aos atendimentos em Pontal há três semanas, quando entrou em vigor o programa de Telemedicina na rede municipal. O assunto foi destaque durante a reunião na Celepar.
“Temos a questão do teleatendimento, com os serviços de atendimento médico clínico 24 horas por dia, todos os dias. Então, a pessoa baixa o aplicativo e consegue ser atendida de forma gratuita; temos também os laudos de exames que vamos colocar à disposição da nossa equipe médica, para poder dar mais qualidade nos atendimentos”, explica Rudão.
Em relação à Segurança Pública, o prefeito revela de que forma o projeto colabora para a melhoria e ampliação dos serviços. “Temos todo um sistema de monitoramento em apoio à guarda municipal, que auxilia na confecção dos boletins de ocorrência e ajuda na questão das escalas, na parte administrativa. Já no funcionamento das câmeras há o monitoramento total em que, com o software, conseguimos controlar também o trânsito”, pontua Rudão.
Sobre o controle do trânsito com o software, o prefeito afirma que o Município está testando sua funcionalidade atualmente, colocando em prática durante os grandes eventos programados para o verão. “Conseguimos bloquear as ruas durante os eventos e, com isso, aplicativos como o Waze já mostram os bloqueios e não encaminham os motoristas para esse local, direcionando as pessoas para outras ruas que estão liberadas. São inovações que, aos poucos, vão sendo colocadas na cidade”, finaliza Gimenes.