Empreendedoras de Paranaguá unem forças e promovem feira para expor seus produtos


Por Flávia Barros Publicado 16/12/2021 às 10h22 Atualizado 16/02/2024 às 21h42

A ideia surgiu em 2019, quando Pollyana de Barros, 34 anos, que trabalhava como manicure há uma década, notou que muitas mulheres pediam dicas de como expor seus produtos na cidade. Pollyana iniciava sua produção de joias e adesivos para unhas, a DonDoca’s, que ainda “engatinhava” e a empreendedora precisava expandir o leque de clientes para além das mulheres que já conheciam seu trabalho como manicure.

Foi nas redes sociais que ela encontrou a inspiração. “Percebi uma movimentação no Facebook de mulheres perguntando se não havia algum lugar na cidade para elas exporem os produtos delas, algo como uma feira. Foi ali na internet que conheci a Meire e começamos a nos organizar”, disse a organizadora ao JB Litoral.  A amiga mencionada pela “adesivete”, como Pollyana se intitula, é a Meiriellen de Oliveira, 32 anos, que desde a adolescência, já tinha a “veia” empreendedora. “Comecei aos 16 anos a vender roupas e acessórios e nunca mais parei. Hoje tenho minha loja que montei em casa e agora ajudamos outras meninas, que não têm espaço físico, a mostrar seus trabalhos e vender seus produtos”, contou a comerciante.

Pollyana, que também divulgava seus produtos na internet, viu na feira uma oportunidade para ela e outras empreendedoras venderem seus produtos. Foto: Diogo Monteiro / JB Litoral

SÓ CRESCE

Depois de se organizarem pela internet e marcarem encontros “reais”, as empreendedoras alugaram um salão e realizaram a primeira feira, em outubro de 2019. Mas, veio a pandemia e os encontros foram acontecendo com intervalos maiores, devido às restrições sanitárias. Ainda assim, elas conseguiram realizar mais quatro edições da feira e reunir mais de 20 empreendedoras que vendem roupas, artesanatos, acessórios, artigos infantis, cosméticos, alimentos e outros produtos. “Estamos muito animadas para esta sexta edição, teremos praça de alimentação, continuamos seguindo as orientações da saúde, será uma excelente oportunidade para garantir os presentes de natal e ainda fazer um programa diferente. Também teremos a presença do humorista Emerson Preto Borba, que interpreta a Dona Fifi, fazendo livesdurante a feira”, disse Pollyana. Mas a empreendedora também fez um desabafo. “Nossa maior dificuldade é ter de fazermos tudo sozinhas. Buscamos apoio da prefeitura, mas não tivemos resposta. Ajudaria muito se pudéssemos ter apoio da iniciativa pública ou privada”.

A Feira deve acontecer sempre próximo a datas comemorativas, segundo a organização. Este ano, o evento ocorrerá de 17 a 19 deste mês, no Salão Camarotte, que fica na Rua Barão do Amazonas, 1036, Vila Aboitt, das 10h às 19h, com entrada livre.