Empreendedorismo feminino e moda consciente: inscrições para o Encontro de Brechós, em Paranaguá, continuam abertas


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/01/2024 às 19h36 Atualizado 06/02/2024 às 15h31
|

No próximo dia 7 de fevereiro, Paranaguá promoverá um evento que promete movimentar o cenário empreendedor local. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), organizará o “Encontro de Brechós”, uma iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade e apoio às mulheres empreendedoras do município. O evento acontecerá no Ginásio Joaquim Tramujas, das 9h às 17h.

A proposta do encontro é evidenciar o trabalho das mulheres que atuam no segmento de brechós, promovendo igualdade de oportunidades e incentivando a economia da cidade por meio da moda consciente e da reutilização de peças. Vandecy Dutra, secretária da Mulher, destaca a importância da iniciativa. “O intuito é dar visibilidade às mulheres que trabalham neste segmento e apoiar todas de forma igualitária, empoderando e fomentando a economia da cidade com a moda consciente e a reutilização de peças“, diz.

A variedade de peças de roupas, calçados e acessórios únicos estará à disposição dos participantes, proporcionando um ambiente propício para a prática do consumo consciente. Além disso, o evento visa apoiar as mulheres empreendedoras do setor de brechós, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na promoção de uma economia mais sustentável.

O intuito é dar visibilidade às mulheres que trabalham neste segmento e apoiar todas de forma igualitária, empoderando e fomentando a economia da cidade com a moda consciente e a reutilização de peças”, diz a secretária Vandecy Dutra. Foto: arquivo pessoal


Inscrições

Ainda há vagas para cerca de 15 brechós participarem do evento. Os interessados em fazer parte podem realizar a inscrição pelo link; (AQUI).

A iniciativa não apenas promove o empoderamento feminino, mas também reforça o compromisso da cidade de Paranaguá com práticas sustentáveis e o estímulo à economia local. O Encontro de Brechós é uma oportunidade única para a comunidade prestigiar e apoiar as mulheres empreendedoras da região, ao mesmo tempo em que contribui para um consumo mais consciente e responsável”, afirma Vandecy Dutra.

Quebra de preconceitos


O Brechó Mar de Lá é um dos que participarão do encontro. Marianna Amaral é a proprietária do empreendimento e fala sobre a importância do evento para que o consumo sustentável seja mais debatido.

Esse encontro vai trazer para o parnanguara a oportunidade de ir aos poucos quebrando preconceitos referentes a roupa de brechó, porque parece ser um inconsciente de que roupa de brechó não presta, não é boa. E não é isso, é roupa de qualidade e preço acessível. A gente tem o maior cuidado e zelo na escolha das roupas em todos os processos: na aquisição, na escolha do que vai para feiras e encontros, na embalagem, na precificação justa, no atendimento, no cheirinho da roupa. Tentamos ao máximo observar o que o cliente busca a cada nova venda para ir melhorando nosso catálogo, sem falar na parceria e troca de ideias entre nós mesmas, proprietárias de brechós”, conta ao JB Litoral.

Marianna também fala sobre a expectativa para o encontro. “É com muita alegria que recebemos o apoio da Secretaria da Mulher através da secretária Vandecy e de suas colaboradoras, Bhranda e Thaiz, que têm nos auxiliado em todas as etapas da construção do nosso primeiro encontro. A secretária soube reconhecer este espaço de mercado e isso é importante para nós. Somos diversificadas; existem mulheres que têm o brechó como única fonte de renda, outras que tem no empreendimento a fonte secundária de renda, esposas ou solteiras, mães, avós, mulheres que querem prosperar e lucrar com seu negócio”, afirma.

Ela destaca que o Brechó Mar de Lá trabalha com linha plus size, infantil, roupas femininas, masculinas, calçados e itens diversos. “É um empreendimento familiar, meu marido e minha mãe me auxiliam na precificação, lavagem e organização de roupas, além da comercialização. Esperamos novos clientes e novas empreendedoras nesse time que só está crescendo”, conclui.