Empreendedorismo na Alimentação: o novo investimento da Fundação Cargill em Castro


Por Redação JB Litoral Publicado 21/09/2016 às 08h03 Atualizado 14/02/2024 às 16h19

Foto: Divulgação

O Geração Futuro, programa desenvolvido pela Cargill que visa contribuir para o protagonismo social dos jovens de 16 a 24 anos do município de Castro (PR) e região, está com uma nova parceria com a Fundação Cargill. O novo projeto tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo entre os jovens e adultos da região do município por meio da identificação de oportunidades e de viabilidade de novos negócios na cadeia de valor da alimentação.

Segundo Valéria Militelli, presidente da Fundação Cargill, as pessoas que tiverem o perfil e vontade de fazer parte dessa frente serão convidadas a montarem seus planos de negócio e receberão acompanhamento especializado na construção e estudos de viabilidade dessas microempresas. Ao final do ciclo, os negócios com maior potencial serão apresentados para fundos de investimento especializados em impacto social, a fim de conseguirem a sustentabilidade financeira. 
 

“Acreditamos que através deste projeto podemos fomentar a transformação local. Queremos apoiar jovens líderes e empreededores que serão protagonistas no desenvolvimento regional inclusive econômico”, afirma. 

Valéria Militelli

 Presidente da Fundação Cargill
 

A nova fase já conta com interessados, como Leonardo Ferreira, 19 anos, que já participou do Geração Cidadã e do Geração Profissional e que, agora, conta os dias para inciar o Geração Empreendedora. “Gostei muito de participar do Geração Futuro porque melhorou a forma de me comunicar com os outros, além de ser um trunfo na hora de procurar emprego”, afirma. Agora, com o novo módulo, o jovem que trabalha como auxiliar de cozinha na Exal aprenderá como ter seu próprio negócio.
 

O programa Geração Futuro

Criado em 2003 junto com a comunidade, por meio de diagnóstico e mapa social, o programa Geração Futuro visa promover a inclusão social de jovens de 15 a 24 anos de Castro e região por meio da formação cidadã, qualificação profissional e empreendora, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e para seu desenvolvimento como cidadão autônomo e participativo. Desde sua criação, 216 jovens passaram pelos cursos de formação e qualificação profissional, 36% deles foram absorvidos por empresas da região e sete jovens aprendizes estão trabalhando na Cargill.

Feira de profissões

No último dia 25, 470 pessoas participaram da Feira de Profissões realizada no Centro da Juventude, em Castro. Na ocasião, os participantes tiveram contato com profissionais de diversas áreas, esclareceram dúvidas sobre o mercado de trabalho, trocaram experiências e puderam se inscrever em cursos de capacitação, realizados em parceria com o Senac, Senai, Senar, IEL, Wmeo e Prefeitura Municipal de Castro.

“A feira me chamou atenção por reunir diversos cursos focados em recursos humanos, jovem aprendiz e empregabilidade além de me despertar interesse pelo curso “Carreira e Empregabilidade” que tem parceria com a Cargill”, afirmou Carla Brandt, estudante de 19 anos que está em busca de seu primeiro emprego.

Os jovens presentes na Feira puderam participar do programa escolhendo um dos três eixos de qualificação: Indústria, Comércio e Agricultura. Nesse ano, o programa também contatará com um pilar de Carreira e Empregabilidade para auxiliar os participantes na inserção ao mercado de trabalho.
 

Sobre a Fundação Cargill

Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.com.br.

 

Fonte: Da assessoria de imprensa