Encalhe tem sido frequente no litoral; uma baleia jovem foi encontrada morta em Matinhos


Por Marinna Prota Publicado 12/08/2021 às 11h12 Atualizado 16/02/2024 às 10h00

Mais uma baleia jubarte foi encontrada morta no litoral do Paraná. Na quarta-feira (10) o animal foi identificado como uma fêmea jovem da espécie Megaptera novaeangliae, comum nesta época do ano na costa paranaense. Profissionais do laboratório do Centro de Estudos do Mar (CEM) foram acionados e atenderam a ocorrência. Em nota, o CEM informou que este é o oitavo encalhe nesta temporada.

O acionamento do CEM foi feito pela Prefeitura de Matinhos. Segundo os profissionais que realizaram o atendimento do encalhe, a fêmea media pouco mais de oito metros e estava em estado avançado de decomposição, o que significa que já deve ter chego a beira da praia sem vida.

“A causa da morte do animal e sua condição de saúde só poderá ser identificada após análises do material biológico coletado”, informou a entidade. Os casos deste ano ocorreram na Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Em seis anos do PMP-BS no Paraná foram registradas ao todo 20 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

A situação tem se tornado uma preocupação constante das autoridades, já que o número de animais que têm aparecido mortos na praia está muito mais alto do que o registrado nos últimos cinco anos.