Encontro com pequenos guaratubanos fomenta o folclore regional: “nossos pequenos são nosso futuro”


Por Marinna Prota Publicado 26/08/2021 às 17h28 Atualizado 16/02/2024 às 11h20
GUARATUBA

Que Guaratuba possui dezenas de locais turísticos e de beleza natural, isso todo guaratubano acredita, mas o fortalecimento da cultura, a educação e a promoção de cada ponto têm sido fomentados com as novas gerações, por meio de projetos educacionais, segundo a prefeitura. Depois de meses sem ser realizado, o projeto Amiguinhos do Turismo voltou a acontecer na cidade na última semana.

Crianças participaram do projeto Amiguinhos do Turismo e ouviram sobre as histórias e lendas da cidade.Foto/Prefeitura de Guaratuba

A proposta é levar a crianças da rede de educação municipal a contação de histórias, conhecimento de lendas e divulgação dos pontos turísticos. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, mas foi aliado com a Secretaria de Cultura e Turismo, para fortalecer a divulgação e unir esforços nesse objetivo.

“Que a gente possa reunir as crianças, fazer a valorização da cultura caiçara. Para nós, é de extrema importância trabalhar em conjunto com a cultura. As duas secretarias sempre têm que caminhar juntas. É muito importante que as nossas crianças sejam valorizadas e se sintam parte deste contexto”, ressaltou Karyna Brunetti, coordenadora da Secretaria de Educação.

“Acho importantíssima essa parceria, porque são os nossos pequenos que são o nosso futuro. Ela vem justamente em uma época que estamos retornando de um período de pandemia. O projeto valoriza os recursos históricos culturais e fortalece o desenvolvimento turístico da cidade”, ressalta a secretária da Cultura e do Turismo, Maria do Rocio Bevervanso. 

O projeto
Personagens do Sítio do Picapau Amarelo, tradicional obra brasileira, foram interpretados por servidores públicos. Foto/Prefeitura de Guaratuba

A ideia é de que as crianças façam parte da disseminação da cultura local. O projeto instrui, conta história e prepara os pequenos para que sejam agentes ativos em apresentações que contam como é a vida dos guaratubanos em meio a belezas naturais e seus contos, crenças e especificidades.

Na última quarta-feira (18), a retomada do projeto aconteceu com uma atuação dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. A própria secretária de Cultura e Turismo se transformou em Dona Benta; já professores e servidores fizeram a composição com os demais personagens. As histórias contadas remeteram às crendices da cidade, como a história do Boi de Mamão, folclore trazido para Guaratuba pela família Guito, da professora Juraci da Silva, diretora da Escola Municipal Olga Silveira, e sua mãe, a senhora Luiza da Silva, de 86 anos.

Crianças fazem parte do projeto, que visa levar as propriedades turísticas e culturais da cidade para outros municípios. Foto/Prefeitura de Guaratuba

“O desenvolvimento da aula envolve visitas técnicas de estudo e destinação turística, referente ao patrimônio histórico. É muito bom ver nossas crianças interagindo e podendo expressar o seu talento”, concluiu Rocio.

Em 26 de agosto, os Amiguinhos do Turismo irão até Curitiba, onde o prefeito, Roberto Justus (DEM), fará a entrega da Comenda em comemoração aos 250 anos de fundação de Guaratuba à senhora Vera Lupion e família, homenageando o governador Moisés Lupion, que em 1950 deu as primeiras picaretadas abrindo a estrada que ligou a Vila de Guaratuba ao progresso.