Entidades religiosas se pronunciam sobre a realização de cerimônias
A Associação dos Ministros Evangélicos de Paranaguá (AMEP) emitiu uma nota nesta terça-feira (17) orientando as lideranças evangélicas a não realizarem cultos, reuniões e outros ajuntamentos com mais de 50 (cinquenta) pessoas, tendo em vista as recomendações editadas pelas autoridades Federal, Estadual e Municipal, para evitar a propagação do coronavírus.
Além disso, foi recomendado aos idosos (acima de 65 anos), gestantes e pessoas com problemas cardíacos, diabetes e sintomas típicos da COVID-19 (tosse, febre, dores musculares, dificuldades respiratórias e diarreia), que se resguardem de participar de quaisquer ajuntamentos.
Por último, a nota orienta que a limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas seja realizada com frequência, além da instalação dispensadores de álcool em gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de cultos e reuniões.
Diocese de Paranaguá
O Bispo de Paranaguá Dom Edmar Peron publicou nesta terça-feira (17) um comunicado ao Clero e aos Fiéis da Diocese de Paranaguá com orientações sobre a prevenção contra o novo Coronavírus.
“Que se intensifique o tempo de oração pessoal e familiar, organizando o tempo para a leitura da Bíblia e a oração do Terço. Evitemos sair de casa e ir a lugares onde se reúnem muitas pessoas. Uma pessoa que esteja contaminado pelo vírus, ainda que não se tenha manifestado, pode se tornar transmissora para outras pessoas”, orienta o Bispo.
De acordo com o comunicado, do dia 18 de março ao dia 2 de abril, as missas serão celebradas pelos padres todos os dias, em favor de suas comunidades, mas sem a participação dos fiéis. Cada Paróquia, bem como os Santuários e a Reitoria, providencie o modo de transmitir a missa e a pregação diária para alimento espiritual dos fiéis.
Todos os dias, às 20h, será transmitida a missa presidida pelo Bispo, desde a capela da casa episcopal, pelo Facebook da Diocese (Facebook.com/diocesedeparanagua). Além disso, as igrejas permanecerão abertas, limpas e arejadas para que os fiéis que desejarem possam entrar e fazer sua oração pessoal, sem permanecer, no entanto, por muito tempo e evitando a aglomeração de pessoas.
Centro Espírita Miguel Arcanjo
O Centro Espírita Miguel Arcanjo (CEMA) informou nesta quarta-feira (18) através das redes sociais a suspensão das atividades até o final deste mês.
“Devido a pandemia de Corona Vírus informamos que SUSPENDEMOS as nossas atividades até o final do mês, portanto hoje não haverá palestras e passes na nossa casa de oração.
Estamos fazendo isso como uma medida para evitarmos a propagação dessa doença grave, ainda mais considerando que o nosso público, em sua maioria, é composto por idosos (a faixa etária mais vulnerável ao vírus).
Frisamos a todos que mesmo com as nossas atividades suspensas, temos a absoluta certeza que as entidades de luz estarão sempre ao nosso lado, principalmente nesse momento que requer extremo cuidado.
Continuem fazendo suas orações, mantenham sua fé e tomem todas as medidas para evitar o contágio da doença.
Qualquer dúvida estamos a disposição através das nossas redes sociais. Equipe do Miguel Arcanjo”.