Entre as melhores do Estado, Paranaguá se destacou nos Jogos Abertos do Paraná, Jogos Abertos Paralímpicos e Paraná Combate


Por Flávia Barros Publicado 22/12/2022 às 21h23 Atualizado 18/02/2024 às 00h35

Eles se dedicaram, suaram, sofreram, comemoraram. Quem é atleta ou familiar de atleta sabe o quanto eles se empenham nos esportes que amam. Em 2022, Paranaguá se revelou um dos “berços” de atletas do Paraná. A exemplo dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs 2022), em que a cidade finalizou sua participação nos Jogos Oficiais do Estado com sete medalhas, o que rendeu à Cidade Mãe do Paraná o 10º lugar geral dentre os 95 municípios participantes.

As competições foram encerradas no final de novembro e, na primeira semana de dezembro, os atletas foram recebidos na Prefeitura. Estiveram presentes as equipes de handebol, da Associação de Handebol de Paranaguá (AHPA), basquete da Associação Amigos do Basquete de Paranaguá (AABP), de tênis de mesa da Liga Litoral de Tênis de Mesa (LLTM), e de xadrez, da Associação de Pais e Enxadristas de Paranaguá (APEXPAR). Todas elas contam com o apoio do poder municipal e Secretaria de Esportes.

OS RESULTADOS


Foram duas medalhas de ouro no tênis de mesa, sendo campeã geral no feminino, e ouro na categoria feminino individual, com a atleta Bárbara Marroque, da Liga Litoral de Tênis de Mesa. No handebol de areia, as equipes da AHPA/SESPOR conquistaram duas medalhas, uma de ouro no masculino e uma de prata no feminino. No basquete, a equipe masculina da AABP/SESPOR ficou com a medalha de bronze da competição. Além disso, o município também foi representado por sete atletas no xadrez, que ficaram com a 9ª colocação geral.

Com sete medalhas, Paranaguá ficou em 10º lugar geral dentre os 95 municípios participantes dos Jogos Abertos do Paraná. Foto: Prefeitura de Paranaguá


MAIS RESULTADOS POSITIVOS


Além dos Jogos Abertos do Paraná, Paranaguá também participou dos Jogos Abertos Paralímpicos (PARAJAPs 2022) e do Paraná Combate, na versão dos Jogos Abertos nas modalidades de artes marciais. No PARAJAPs 2022, entre os destaques, estiveram a delegação parnanguara de atletismo paralímpico, representada por paratletas da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP/SESPOR), que garantiu 21 medalhas, e a equipe masculina de vôlei sentado da Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral (AVPL/SESPOR), que ficou com o terceiro lugar na competição.

Já na segunda edição do Paraná Combate, que reuniu cerca de 1.700 atletas durante os cinco dias de evento, Paranaguá foi representada em oito modalidades, sendo elas: muay thai, kickboxing, karatê, capoeira, jiu-jitsu, judô, taekwondo e boxe, garantindo mais de 15 medalhas na competição.


EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


Ouro pelo segundo ano consecutivo, a professora e atleta bolsista Janaína Souza foi novamente um dos destaques do Paraná Combate, este ano realizado em Londrina. Dessa vez com um fator a mais de dificuldade: ela sofreu uma fratura e mesmo assim optou por continuar e só parou com a medalha de ouro no peito.

O resultado foi o esperado, devido aos treinos, à dedicação e preparação. Passamos todo o tempo treinando e nos dedicando para alcançar os resultados almejados. Com o apoio da Prefeitura, podemos nos dedicar e focar 100%. Fraturei a perna durante a competição, mas competi a semifinal e a final com essa lesão. Foi com muita força e dedicação. Eu só pensava na minha cidade, em poder trazer o título para Paranaguá“, contou Janaína ao JB Litoral.

A atleta está a um “degrau” de se tornar mestra em capoeira.

Janaína Souza foi bicampeã na Capoeira


DESCENTRALIZAR, UNIVERSALIZAR E CONTEMPLAR


Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, o sucesso de 2022 nas competições oficiais do Governo do Estado, e também em competições de nível nacional e internacional, deve-se a alguns fatores.

Foi um ano repleto de conquistas e isso é reflexo de muito trabalho e investimento que vem sendo feito pelo prefeito Marcelo Roque. Se hoje nós temos uma estrutura completa, vários ginásios, campos e praças para a prática do esporte em Paranaguá, é porque esse investimento vem acontecendo de forma muito intensa, por isso eu só tenho a agradecer“, destacou o secretário.

Helton Ambrósio afirmou, ainda, que é importante levar as práticas esportivas a todos os cantos da cidade. “Desde a minha chegada temos trabalhado na descentralização do esporte, levando diversas modalidades aos bairros da cidade, o que reforça o fato de que nosso município é um celeiro de atletas. Por isso nossas equipes seguem se destacando e engrandecendo o nome da Cidade Mãe do Paraná nas competições. Parabenizo a todos que nos representaram e nos emocionaram com tantas conquistas. Que 2023 seja um ano de muito mais sucesso, medalhas e trabalho, para que possamos seguir sempre entre os melhores no esporte“, finalizou.