Entrega de uniformes escolares é marcada por emoção e anúncios importantes para a cidade


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/03/2023 às 19h51 Atualizado 18/02/2024 às 06h12
Entrega de uniformes escolares Paranaguá

Após a entrega dos kits de material escolar realizada pela Prefeitura de Paranaguá aos mais de 15 mil alunos da Rede Municipal de Educação, chegou a vez de os estudantes receberem os uniformes completos. A distribuição dos trajes começou a ser feita na manhã desta segunda-feira (6), na Escola Municipal Maria José Henrique Tavares, no Jardim Santa Rosa.

Em uma cerimônia especial, os alunos receberam seus uniformes durante solenidade com a presença do prefeito Marcelo Roque (Podemos), secretária interina de Educação, Paula da Silva Inácio Pereira, secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, vereadores e comunidade escolar.

Além disso, houve um desfile realizado pelos estudantes que vestiram os novos uniformes. O momento de descontração contou até com DJ e explosão de confetes.

Ao todo, foram investidos R$ 11 milhões nos kits de material escolar e de uniformes. O investimento realizado pela administração municipal busca garantir a qualidade do ensino público na rede municipal.

Além dos kits escolares, também investimos em alimentação de qualidade para nossas crianças, transporte etc. Essa somatória de investimentos garante a qualidade do ensino e a igualdade de oportunidade para todos”, disse Marcelo Roque.

Investimentos nos kits escolares, incluindo materiais e uniformes, chega a R$ 11 milhões. Foto: Prefeitura de Paranaguá


Educação de qualidade

A secretária interina de Educação, Paula Inácio, destacou que todos os alunos da rede recebem os kits que são conhecidos pela qualidade dos materiais e uniformes. “Tudo isso dá condição para que as crianças aprendam e se desenvolvam, e isso é fundamental. Além disso, garantir que os alunos estejam uniformizados, padronizados também é essencial para a sua segurança”, comentou.

Ela ainda falou sobre o quanto a entrega dos kits escolares propicia as mesmas condições para todos os estudantes. “Atendemos a toda a comunidade e as condições financeiras não são iguais para todos, então temos merenda escolar, materiais escolares, uniformes, calçados, tudo isso significa investir em educação de qualidade que, certamente, trará bons resultados”, finalizou.

Atualmente, a Escola Municipal Maria José Henrique Tavares possui 274 alunos matriculados no Ensino Fundamental, entre as turmas da manhã e tarde. A comunidade esperava ansiosa pela entrega dos uniformes, é o que garantiu a diretora Tatiana Santos do Nascimento.

Secretária interina de Educação, Paula Inácio, e a secretária da pasta, Tenile Xavier. Foto: Prefeitura de Paranaguá

As crianças estão muito felizes; os pais estavam ansiosos para poderem usufruir do uniforme. É uma grandiosidade para as escolas do município os alunos terem a possibilidade de adquirir um bom kit escolar, um bom uniforme, que é um investimento muto grande e produtivo, porque sabemos da necessidade dos pais também. Isso favorece muito a educação e faz com que as crianças venham mais felizes para a escola. Temos algumas famílias em situação que necessitam muito desse apoio, e agora todos têm o mesmo uniforme, mesmo material, isso significa igualdade para todos”, disse a diretora.   

Velhos conhecidos

A cerimônia de entrega dos uniformes foi marcada por bastante emoção e teve muito simbolismo para a secretária de Educação, Tenile Xavier, que mesmo de férias, fez questão de estar presente. Ela foi aluna da Escola Maria José e viveu parte de sua vida no Jardim Santa Rosa.

É um momento muito especial, mesmo em férias fiz questão de vir porque minha infância, adolescência e parte da vida adulta foram aqui no Jardim Santa Rosa, fui aluna nesta escola. Entrando na escola passa um filme na cabeça, tudo o que eu vivi aqui no espaço, como as coisas eram naquele momento, e vir aqui hoje é uma sensação muito feliz. Ver tantas crianças recebendo seus kits me relembra quanta dificuldade tive quando eu era a aluna, por volta de 1992, com meus pais fazendo esforço para me dar uma camiseta da escola. Saber que hoje todos os estudantes aqui têm o mesmo direito, mesma garantia, me deixa muito feliz”, relatou.

História semelhante viveu o vereador Ezequias Rederd (Podemos), o Maré. Ele também conta que a Escola Maria José foi sua primeira unidade de ensino ao chegar em Paranaguá, vindo de Guaraqueçaba. “É uma satisfação estar aqui onde cresci e estudei. Contribuir com essa comunidade que, inclusive, me deu muito apoio na eleição de 2020, é muito importante para mim”, disse.

Maré também destacou que a escola é sede de um projeto social realizado pela 10ª Igreja do Evangelho Quadrangular, da qual ele faz parte. Todas as terças-feiras são ofertadas na instituição de ensino aulas de dança, entre outros cursos abertos aos moradores da região. Para se inscrever, os interessados devem procurar a secretaria da 10ª IEQ.

Qualidade desde 2017

A vereadora Vandecy Dutra (PP) também aproveitou a oportunidade para relembrar de sua atuação frente à secretaria de Educação, em 2017. “A entrega dos uniformes acontece desde 2017, época em que melhoramos muito com a qualidade do uniforme entregue, mudou radicalmente. Passamos a dar qualidade nos materiais para todas as famílias. Sabemos o quanto custa o uniforme e as mães valorizam muito, especialmente porque o uniforme também garante a segurança dos alunos. Dignidade, respeito e qualidade na educação, é isso que tem sido feito desde aquele ano”, relembrou Vandecy.

Vale destacar que 2017 foi o ano da primeira gestão do atual prefeito Marcelo Roque, que está em seu segundo mandato, com conclusão em 2024.

A secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, também falou à população. Com um grande trabalho desenvolvido durante seus dois mandatos como deputada federal no Litoral, especialmente em Paranaguá, ela ainda traz frutos do seu empenho na Câmara de Deputados para o município, mesmo após o fim de seu mandato.

Secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, também esteve presente. Foto: Prefeitura de Paranaguá


A gente que é mãe sabe o quanto custa comprar uniforme escolar, os materiais escolares, então essa entrega é muito importante. Hoje a comunidade se encanta com esta gestão e sabe que o prefeito tem cumprido com sua palavra: dignidade, respeito, carinho pela população”, disse.

Na sexta-feira (3), Yared informou ao prefeito que uma de suas emendas parlamentares, que indicavam oito ônibus para Paranaguá, foi liberada. Com isso, o município receberá mais veículos para a frota que contempla, também, o transporte escolar.

Alívio no bolso

Carla Paifer da Silva Teodoro, mãe do Izaque Teodoro, de 10 anos, está feliz com a entrega dos materiais e uniforme. O menino, que estuda no 5º ano, também ficou encantado com a qualidade dos itens.

Tem muitas pessoas sem condições de comprar os materiais e uniforme e isso nos ajuda bastante. É um alívio no bolso e, com essa economia, conseguimos investir em outras coisas necessárias para a casa e para os nossos filhos”, comentou.

Carla e o filho Izaque estavam ansiosos pela entrega dos uniformes. Foto: JB Litoral


Chega de lixão

Os fundos da Escola Maria José ficam na Rua Amilton P. da Silva, local historicamente conhecido por formar um lixão à céu aberto recorrentemente. Durante a solenidade de entrega dos kits, Marcelo Roque anunciou que a Prefeitura vem buscando formas de acabar com a situação do lixo no local.

Temos um processo na Prefeitura correndo com relação ao fechamento desta rua ao fundo, porque infelizmente não conseguimos de forma nenhuma acabar com o lixão que se forma. Sendo assim, vamos fechar a via e ampliar a escola Maria José, dando fim ao problema. Só precisamos de um pouco de tempo”, anunciou.

Ele também aproveitou o momento para informar que o Poder Executivo enviou, nesta segunda, um projeto de lei que prevê a criação de mais uma pasta: a secretaria da Mulher. “Veja o nosso comprometimento com a população, mas, principalmente, com nossas mulheres, que precisam ser sempre valorizadas. Elas estão tomando conta do mundo inteiro, mais de 60% dos nossos cargos são mulheres que fazem a diferença. Estou muito feliz e tenho certeza que esta pasta será mais um braço forte em nossa administração em prol de todas as mulheres parnanguaras”, finalizou.