Equipe de basquete AeroStreet, de Paranaguá, tem se destacado mesmo sem recursos


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/09/2022 às 14h32 Atualizado 17/02/2024 às 18h10

Paranaguá tem um time de basquete 3×3, um dos esportes que mais cresce nos últimos anos. É o AeroStreet, que completa três anos nesta quarta-feira (28) e já tem colecionado diversos títulos.

A equipe foi fundada por Leandro Vizine Brites e leva o nome do espaço utilizado para os treinos e da modalidade esportiva. “AeroStreet porque o lugar que treinamos é a quadra do Aeroparque, e street porque é basquete de rua, de x3”, comenta.

Sem apoio do poder público e grandes empresas, o time tem contado com o incentivo de pequenos empresários locais, amigos e familiares dos atletas para pagar os custos das competições. “A gente sempre faz rifas. O Max Espetos, por exemplo, volta e meia nos doa alguns kits churrasco para rifarmos, outros amigos também nos apoiam, como Mahalo Açaí”, diz Leandro.

Apesar das dificuldades, ele destaca que a equipe continuará seguindo em frente, unida. “Enquanto houver um do meu lado dizendo tamo junto, continuaremos”, completa.

O próximo desafio do time será o Campeonato Sul Brasileiro de Basquete 3×3, que acontecerá de 4 a 6 de outubro, em Balneário Camboriú (SC). Para ir participar, os atletas rifaram uma bola de basquete oficial, além de ingressos para cinema e foram presenteados com o aluguel de um carro para a viagem.

Ótimo desempenho, mesmo sem estrutura

O capitão do time, Kelvin Zielinski Lemos, comenta que a equipe está ansiosa para participar do torneio e com grande expectativa. Os atletas que representarão o AeroStreet em Balneário Camboriú são João Barreto, Davi O’Donnel, João Mohr e Kelvin.

Estamos tendo um ótimo desempenho, apesar da falta de recursos. Jogamos sem técnico, pois não temos estrutura, também não temos apoio do poder municipal e nem contamos com a estrutura do ginásio de esportes para os treinos e, mesmo assim, nosso desempenho está excelente, pois conseguimos nos destacar em campeonatos grandes”, diz.

O time possui cerca de 18 atletas que treinam na quadra aberta do Aeroparque e, também, no Sesc, onde locam o espaço semanalmente. Nos últimos três anos, eles já participaram de três edições do evento BSS, em Curitiba, onde ganharam duas vezes em 3º lugar e uma em 2º lugar.

Outros resultados positivos foram o 2º lugar nos Jogos Comerciários, 3º lugar na Copa Paranaguá, 2º lugar nos Jogos da Aventura Sub23 e 3º lugar na categoria adulto, na mesma competição, 2º lugar na Copa Sesc e 3º lugar no Torneio Paranaense 3×3 Sub23, em São José dos Pinhais (PR).

É muito importante o apoio da população, até mesmo em questão de torcida, porque nós nos sentimos motivados a jogar e melhorar para vencermos sempre. Só temos a agradecer aos amigos que doam e nos ajudam com fundos para conseguirmos pagar, por exemplo, inscrição, transporte e alimentação nos campeonatos”, agradece Kelvin.

Atualmente, a equipe está arrecadando tintas para pintarem a quadra de basquete do Aeroparque, que está sem manutenção. Para ajudar, o contato de Leandro Vizine Brites é (41) 98509-7570.