Escola Bolshoi busca novos talentos da dança clássica em Paranaguá; pré-seleção é patrocinada pela Cattalini


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/09/2023 às 12h28 Atualizado 18/02/2024 às 23h26
No ano passado, 81 alunos das escolas públicas se inscreveram para a seleção. Foto: JB Litoral

Pela segunda vez consecutiva, Paranaguá irá sediar a pré-seleção da renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente até o dia 22 de setembro na secretaria da Escola Pública de cada candidato.

O evento, que visa descobrir novos talentos na dança clássica, está marcado para o dia 26 de setembro e acontecerá na Estação Ferroviária de Paranaguá. A iniciativa tem como foco principal aproximar alunos das escolas públicas do município ao mundo da cultura e da educação, proporcionando-lhes a oportunidade de seguir seus sonhos no universo da dança.

A oportunidade é resultado da parceria entre a Cattalini Terminais Marítimos e o programa Comunidade Viva.

Os candidatos aprovados nesta fase inicial terão a chance de participar da seleção nacional, onde concorrerão a uma bolsa de estudos 100% gratuita para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, pelos próximos oito anos. A instituição é uma das mais prestigiadas instituições de formação em dança do mundo.

As datas e requisitos para participação são os seguintes:

Quem pode participar: meninas nascidas em 2013 e 2014 e meninos nascidos de 2012 a 2014.

Data do evento: 26 de setembro, com inscrições até o dia 22 na secretaria da escola pública de cada candidato.

Local: Estação Ferroviária de Paranaguá.

Etapas do processo seletivo

Nesta fase da pré-seleção, profissionais qualificados da Escola Bolshoi analisarão as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, incluindo flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo. Aqueles que demonstrarem maior potencial serão indicados para a próxima etapa, a seleção nacional, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro na sede da Escola Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina.

Sylvana Albuquerque, coordenadora de Produção, Eventos e Audições na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, explica sobre a seleção. Segundo ela, na primeira etapa, os candidatos não precisavam ter conhecimento em dança, pois foram avaliados pelo potencial para se desenvolverem dentro do método proposto pela escola – o Veganova.

São realizados exercícios onde avaliamos o conjunto de dados profissionais desse candidato. A somatória desses exercícios irá dizer se o candidato irá para a próxima etapa ou não, a médico-fisioterápica, que avaliará as condições postural, clínica específica e somatotipo. Depois, a última etapa é a artística musical, onde são vistos movimentos específicos da dança clássica, a musicalidade dos candidatos e, ainda, a parte cognitiva através de uma prova de português, matemática e desenho. Todos os estágios da seleção são eliminatórios e, a somatória deles dirá quem serão os próximos alunos da Escola Bolshoi, em 2024”, explica.

No ano passado, a primeira edição da pré-seleção foi um sucesso, com 81 alunos da rede pública de Paranaguá participando. Desses, quatro foram selecionados para a segunda fase do processo seletivo, no entanto, não foram aprovados.