Escola do Mar forma primeira turma e prepara novos cursos para moradores do Litoral


Por Redação Publicado 09/06/2026 às 16h16

A Escola do Mar, instalada na Ilha das Cobras, em Paranaguá, concluiu nesta terça-feira (9) a formação da primeira turma do projeto de qualificação profissional voltado aos moradores do Litoral do Paraná. Após encerrar o curso gratuito de preparo de bolos e tortas, a iniciativa já se prepara para ampliar a oferta de capacitações nos próximos meses.

CURSO ESCOLA MAR – FOTO Heluize Freitas (3)
Os participantes receberam treinamento teórico e prático em técnicas de confeitaria. Foto: Heluize Freitas

A cerimônia de formatura reuniu alunos, familiares, autoridades e parceiros do projeto, que tem como foco a formação profissional nas áreas de gastronomia e turismo sustentável. A próxima capacitação está prevista para julho e também será voltada ao setor gastronômico.

Alta procura por qualificação

A procura pela formação inaugural evidenciou a demanda por qualificação profissional na região. Mais de 120 pessoas se inscreveram para disputar as 20 vagas ofertadas no curso, que reuniu estudantes da rede estadual, pescadores artesanais, confeiteiras, aposentados e trabalhadores de diferentes municípios litorâneos.

CURSO ESCOLA MAR – FOTO Heluize Freitas (4)
Mais de 120 pessoas se inscreveram para disputar as 20 vagas ofertadas no curso. Foto: Heluize Freitas

Durante quase um mês de aulas, os participantes receberam treinamento teórico e prático em técnicas de confeitaria, preparo e decoração de bolos e tortas, higiene e segurança alimentar, manipulação de alimentos, gestão, custos e atendimento ao cliente.

Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a conclusão da primeira turma marca o início de uma nova etapa para a iniciativa. “A formatura dessa primeira turma representa muito mais do que a conclusão de um curso. Estamos investindo em educação profissional como ferramenta de desenvolvimento social, geração de renda e fortalecimento das vocações econômicas da região”, afirmou.

Novas capacitações já estão previstas

Desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), o Senac-PR e o Instituto Água e Terra (IAT), a Escola do Mar foi criada para oferecer formação alinhada às potencialidades econômicas do Litoral, especialmente nos setores de gastronomia e turismo sustentável.

O chefe do Departamento de Educação Profissional da Seed-PR, Anderson Muniz Canizella, destacou que a primeira formação demonstra o potencial do projeto para ampliar oportunidades de trabalho e renda na região.

“Esta primeira turma simboliza o potencial transformador da Escola do Mar. Ao longo da formação, os alunos desenvolveram conhecimentos técnicos e aperfeiçoaram habilidades que podem abrir novas oportunidades de trabalho e geração de renda”, disse.

Experiência dos alunos

Entre os formandos, a aluna Izabelle de Oliveira Pereira avaliou positivamente a experiência vivida durante o curso.

CURSO ESCOLA MAR – FOTO Heluize Freitas (5)
A próxima capacitação está prevista para julho e também será voltada ao setor gastronômico. Foto: Heluize Freitas

“Participar da primeira turma da Escola do Mar foi uma experiência incrível. A união da qualidade técnica do curso, da dedicação da professora e do ambiente da Ilha das Cobras tornou essa formação muito especial. Espero participar de outras capacitações no futuro, porque esse curso foi excelente”, relatou.

Estrutura e investimento

Estruturada no Parque Estadual Ilha das Cobras, a Escola do Mar conta com cozinha pedagógica, salas de aula, auditório e espaços destinados às atividades práticas. O projeto recebeu investimentos de R$ 10 milhões para modernização da infraestrutura e implantação de soluções sustentáveis.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *