Escola Municipal Leôncio Correia recebe oficina arte urbana Paranaguá Mais Cores


Por Redação Publicado 13/12/2022 às 18h36 Atualizado 17/02/2024 às 23h58
Foto: Divulgação/ Paranaguá Mais Cores

Idealizado por Giovanni Negromonte, advogado e artista, em conjunto com João Ricardo Guimarães, produtor cultural e ativista, o projeto “Paranaguá Mais Cores”, iniciado em 2019, tem como objetivo utilizar a arte de rua para complementar e revitalizar as belezas naturais, históricas e culturais do município, além de envolver os moradores na transformação de cada local tocado pelo projeto.

Quem conta a história do programa de arte urbana é o próprio Giovanni. “O Projeto teve início no ano de 2019, e, a partir de lá até aqui, começamos a iniciar algumas ações de intervenção artística nos espaços públicos. Começamos a pegar paredes que eram estragadas, sujas ou deterioradas pelo tempo e colocamos arte nelas.”

Segundo ele, este é um processo que traz beleza e cultura para dentro dos muros da cidade. “Se antes as pessoas passavas por um lugar que era cinza, caído e sujo, a partir de agora, com o projeto Paranaguá Mais Cores, elas passarão a caminhar numa grande galeria de arte a céu aberto.

Projeto chega nas escolas

Nesta segunda-feira (12) mais uma oficina do projeto foi realizada, dessa vez, na Escola Municipal Leôncio Correia, no Jardim Araçá. Na ocasião, os próprios alunos puderam participar e se aventurar nas pinturas.

É ótimo saber que outras pessoas vão poder ver nossa arte em alguns anos”, disse a aluna Eloá, de apenas 10 anos, que estava pensando em desenhar um trovão ou alguma escrita nos muros da escola.

Para Giovanni, que acompanhou todo o processo de criação na escola Leôncio Correia, essa é uma ótima oportunidade de ensinar as crianças a entenderem o quanto a arte é fundamental para podermos mudar o mundo ao nosso redor.  

“Quando colocamos as crianças sendo atores, agentes dessa aplicação de arte urbana, conseguimos entender como ela é fundamental para podermos mudar nossa realidade através disso, das cores… Com a cultura, com a arte, ela pode chegar e modificar o espaço em que ela está inserida. Ela pode melhorar a sociedade dela.” Conclui.

*Com informações da Prefeitura