Escolas de Paranaguá brilham e garantem vaga na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, em Maringá
A penúltima etapa da competição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) chegou ao fim no último domingo (11), marcando o encerramento da fase macrorregional. Alunos da rede estadual de ensino do litoral paranaense participaram com entusiasmo do evento esportivo, realizado em Curitiba, e trouxeram excelentes notícias para suas escolas e comunidades.
O destaque ficou por conta das equipes de futsal masculino do Colégio Estadual Cívico Militar Helena Viana Sundin, na Costeira, e de handebol masculino do Colégio Estadual Maria de Lurdes Rodrigues Morozowski, no Jardim Araçá, ambos de Paranaguá, que se classificaram de forma invicta para a fase final dos JEPS em Maringá, que ocorrerá de 14 a 20 de julho.
No futsal, o Colégio Helena Viana Sundin conquistou o título de campeão da etapa macrorregional e agora se prepara para enfrentar as melhores equipes do estado. Com uma atuação brilhante, os 12 alunos do Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos, estão prontos para representar sua escola com determinação e habilidade.
A professora de Educação Física do colégio, Carla Toro Muñoz, expressou seu orgulho pela conquista da equipe. “Eles foram campeões da fase municipal, depois foram para a fase regional, em Matinhos, onde também se consagraram vitoriosos e, então, para a fase macrorregional, em Curitiba, conquistando o 1º lugar invicto, classificando-se para a fase final dos Jogos Escolares do Paraná, que será em Maringá. Estamos muito orgulhosos”, diz ao JB Litoral.
Desafio ainda maior
Carla ressalta que o Colégio Helena Viana Sundin realiza treinamentos esportivos no contraturno escolar, além de utilizar os sábados, domingos e feriados para aprimorar as habilidades dos jogadores de futsal. A dedicação dos alunos e o apoio da escola têm sido fundamentais para alcançar essas vitórias.
São três professores que treinam os alunos: Carla, Antônio Camargo e Muryllo Klichievits. “Trabalhamos a parte técnica, mas, também, cobramos notas e frequência escolar. Nos revezamos com as atividades. Além disso, eles também treinam pela Associação de Pais e Amigos do Futsal, a APAF. Então, vermos nossos alunos indo tão longe, é motivo de muito orgulho”, diz a professora.
No entanto, a equipe está ciente de que a fase final será um desafio ainda maior. Carla comenta que o nível técnico das equipes será elevado e que cada jogo exigirá o máximo dos jogadores. Mesmo assim, a confiança e o espírito de equipe estão em alta, impulsionados pela recente Copa do Mundo de Futsal realizada em Paranaguá, que serviu como uma fonte intensa de motivação para os estudantes.
A professora também destaca o apoio fundamental da Prefeitura, que colaborou no transporte dos atletas até Curitiba. “A participação dos estudantes na fase macrorregional só foi possível graças a essa parceria”, ressalta.
Para a fase final, em Maringá, o Estado oferecerá o transporte para os estudantes. “Se a escola pública tivesse mais incentivos, poderíamos ter muito mais esportes. Mas no que nos falta de apoio e material, sobra em vontade e garra”, declara Carla.
Colégio Morozowski também está na final
Além do Colégio Helena Viana Sundin, o Colégio Maria de Lurdes Rodrigues Morozowski também se classificou para a fase final dos JEPS, na modalidade de handebol masculino. O professor Flávio Correa de Carvalho conta que os oito alunos da equipe têm, em média, 17 anos.
“Esses alunos treinam comigo desde seus 12 anos de idade. Hoje em dia eles também treinam na Associação de Handebol de Paranaguá”, informa.
Flávio destaca que o esporte é essencial na vida dos estudantes, contribuindo para a postura dentro e fora de quadra, além de fortalecer a autoestima. “Eles aprenderam a sempre querer vencer, não importa o tamanho do obstáculo que esteja a sua frente”, finaliza.
A participação dos alunos nos Jogos Escolares do Paraná é uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal. A professora Carla avalia que o esporte tem inúmeros benefícios, atuando no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos, elevando sua autoestima e autoconfiança, melhorando sua qualidade de vida e prevenindo doenças como ansiedade e depressão. “Além disso, os jogos incentivam a criação de laços de amizade e companheirismo, fortalecendo o caráter dos jovens para toda a vida”, conclui.