Espaço na Prefeitura de Paranaguá orienta micros e pequenos empresários sobre como participar de licitações


Por Flávia Barros Publicado 10/04/2023 às 05h04 Atualizado 18/02/2024 às 08h48
Espaço foi inaugurado há um mês, fica dentro da sede da prefeitura e atende gratuitamente os micro e pequenos empresários

Regras específicas, leis, documentação em ordem e nos parâmetros exigidos. O “universo” das transações no setor público, em que grande parte da contratação de serviços e compras é feita por meio de processos licitatórios, ainda é um mundo desconhecido por muitos pequenos e microempreendedores. Ao contrário do que possam imaginar, eles podem sim participar das licitações feitas pelo poder público. E foi justamente para orientar esse nicho de empreendedores que a Prefeitura de Paranaguá inaugurou, em parceria com o Sebrae, o Escritório de Compras Públicas.

COMO FUNCIONA  


O espaço fica na sede da administração municipal e funciona, de segunda a sexta-feira, desde o dia 9 de março. No local, profissionais capacitados têm recebido empresários para orientar e tirar dúvidas sobre licitações, gratuitamente.

São muitos produtos que a Prefeitura de Paranaguá necessita e o fornecimento pode ser de empresas locais por meio das licitações. Queremos fomentar a compra pública local, fazer com que o empresário tenha interesse em participar do processo. Paranaguá ganha com esse crescimento”, disse a secretária de Governo, Luciana Costa.

Já o prefeito Marcelo Roque (Podemos) explicou que, muitas vezes, as micro, pequenas e médias empresas não participam do certame por desconhecimento de como funcionam os trâmites. “Hoje, cerca de 70% das empresas vencedoras de licitações são de fora e apenas 30% são de Paranaguá. Queremos mudar esse cenário. Este é um espaço muito importante para essa orientação aos empresários, para que, com o conhecimento, possam vencer as licitações. É geração de emprego e renda para a população“, afirmou.

Na semana passada, a secretária de Governo, Luciana Costa, apresentou o projeto em reunião da Aciap. Foto: Prefeitura de Paranaguá

DIVULGAÇÃO


Na última terça-feira (4), a secretária de Governo, Luciana Costa, participou de uma reunião com a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) para apresentar aos empresários o funcionamento do Escritório de Compras Públicas. Na ocasião, empresários e presidentes das Câmaras Setoriais da Aciap puderam fazer perguntas e sugestões sobre o Escritório de Compras.

Essa iniciativa é importante, é uma facilitadora de informações e orientações. Estamos sempre de portas abertas para a Prefeitura e para as pessoas que querem o bem da nossa cidade. Nossos empresários têm tanta capacidade quanto os de fora, e ficamos felizes com essa iniciativa de capacitações e orientações que podem oportunizar a participação, inclusive das pequenas empresas nas licitações“, ressaltou o presidente da Aciap, Eloir Martins.

Ao final da reunião, Luciana Costa enfatizou que o Escritório de Compras já vem alcançando bons resultados.

Estamos felizes porque o Escritório de Compras, em pouco tempo de atuação, já tem gerado resultados positivos. Agradecemos a Aciap pela oportunidade de trazer mais informações sobre esse espaço tão importante para as empresas de Paranaguá“, destacou.