Espetáculos “Caiçara” e “Juca em Pretitudes” agitarão a Praça Newton Deslandes, em Paranaguá, nesta quinta (18) e sexta (19)


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/04/2024 às 19h28

A Praça Newton Deslandes, em frente à Igreja São Francisco das Chagas, em Paranaguá, será palco de dois espetáculos únicos nesta semana, apoiados pelo edital da Lei Paulo Gustavo. Nesta quinta-feira (18), o cantor Guilherme Costa apresentará o espetáculo “Caiçara”, um show que reverencia a cultura local com suas composições autorais, às 20h. Já na sexta-feira (19), às 19h, Wanderlem Silva sobe ao palco para “Juca em Pretitudes”, uma fusão de música e teatro que aborda as vivências da comunidade negra e outras minorias.

Praça Newton Deslandes
Os eventos acontecerão na Praça Newton Deslandes, em frente à Igreja São Francisco das Chagas. Na quinta (18), às 20h, e na sexta (19), às 19h. Foto: Secultur

No espetáculo “Caiçara”, Guilherme Costa, acompanhado de sua banda de músicos locais experientes, trará ao público suas 15 obras autorais que celebram a vida caiçara. A apresentação inclui canções bem conhecidas como “Caiçara”, “Panela de Barro” e “Morena Fandangueira”, todas apresentadas com arranjos inéditos e uma abordagem que incentiva a interação com o público.

O show de 1h30 de duração promete ser uma profunda imersão na cultura regional. Após a apresentação, será realizada uma Roda de Conversas, onde os espectadores terão a chance de conversar diretamente com Guilherme Costa sobre suas influências e a importância de manter viva a cultura caiçara.

Juca em Pretitudes

Já “Juca em Pretitudes” é uma apresentação inovadora de Wanderlem Silva, ao lado dos músicos Aline Vasconcelos (percussão), Diego Scremim (baixo) e Rodrigo Fernandes (teclas), que trará a vida de Juca, um artista mambembe e arlequim que viaja pelo mundo através de sua imaginação. O espetáculo de 1h30 mistura música com leitura de textos dramáticos e narração de histórias que refletem sobre racismo, homofobia e xenofobia, com canções poderosas como “A Carne” e “O Que Se Cala”.

Similar ao evento anterior, após a apresentação haverá uma Roda de Conversas com o artista, oferecendo uma plataforma para diálogo e reflexão sobre os temas abordados.

Os eventos são gratuitos e uma janela para a diversidade e a riqueza cultural de Paranaguá, convidando a comunidade a engajar-se e apreciar as profundas expressões artísticas locais. Além de destacar o talento regional, as apresentações também fortalecem a identidade cultural da cidade através do apoio contínuo da Secultur”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo Maria Plahtyn ao JB Litoral.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *