Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Paranaguá após 17 anos


Por Redação Publicado 10/03/2023 às 16h43 Atualizado 18/02/2024 às 06h30

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) acontecerá no dia 18 deste mês, em Paranaguá, com a execução de diversas manobras e show nos céus da cidade, às 16h, no Aeroparque. A última vez em que o grupo de pilotos esteve na região foi no aniversário de 358 anos da Cidade Mãe do Paraná, no dia 29 de julho de 2006.

O prefeito Marcelo Roque (Podemos) comemorou a visita do capitão da FAB à cidade e falou sobre as expectativas para o evento. “Nós recebemos o capitão Furlan, da Força Aérea Brasileira, que veio conhecer o nosso aeroporto para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no sábado, dia 18 de março. Após quase 20 anos, a expectativa é que Paranaguá receba este espetáculo e movimente todo o Aeroparque“, disse.

Na apresentação realizada em 2006, milhares de parnanguaras puderam assistir ao espetáculo da Esquadrilha, que podia ser visto de todos os pontos da cidade. Na época, o Aeroparque ficou lotado e a equipe deu um show de manobras e acrobacias com o avião T27.

Prefeito Marcelo Roque e capitão Furlan, durante alinhamento para a apresentação na cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Criação da Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha surgiu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Nas horas livres, os pilotos treinavam acrobacias em grupo com intuito de incentivar os cadetes a confiarem nas aeronaves e desenvolverem suas habilidades técnicas.

No início da década de 1950, foi realizado o primeiro espetáculo oficial do grupo. Após algumas apresentações, os pilotos perceberam a necessidade de tornar as acrobacias mais visíveis para o público, daí surgiu a ideia de acrescentar um tanque de óleo exclusivo para produção de fumaça.

A primeira escrita do grupo nos céus, realizada no espaço aéreo da praia de Copacabana, foi a sigla da FAB. Desde então, a equipe foi carinhosamente batizada pelo público como “Esquadrilha da Fumaça”.

Ainda em meados dos anos 50, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura própria. Pouco tempo depois, em 1963, a equipe de pilotos acrobatas se transformou na “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”, única no mundo a se apresentar com aviões convencionais até 1969.

Em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística da A-29, a Super Tucano, uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamento militar.

A última vez em que o grupo de pilotos esteve na região foi no aniversário de 358 anos da Cidade Mãe do Paraná, no dia 29 de julho de 2006. Foto: Prefeitura de Paranaguá