Estação Ferroviária receberá shows musicais gratuitos em outubro; abertura será nesta sexta (28)


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/10/2022 às 10h26 Atualizado 17/02/2024 às 20h05

Paranaguá será uma das cidades paranaenses a receber a Unidade Móvel de Cultura do Sesi (UMO), com apresentações gratuitas neste mês de outubro. Na sexta-feira (28), Oswaldo Rios e Rogério Gulin (do grupo Viola Quebrada) se apresentam, com a participação de Pedro Solak. Já no sábado (29), será a vez da rapper Janine Mathias trazer o show “Devoção”. Os espetáculos serão em frente à Estação Ferroviária, a partir das 19 horas.

O evento é uma realização do Sesi Cultura Paraná em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem a Cattalini Terminais Marítimos como madrinha oficial do projeto.

Após dois anos paralisada por causa da pandemia, a Unidade Móvel de Cultura do SESI Paraná retoma suas atividades, com a inclusão de Paranaguá na sua rota cultural, sendo a Cattalini a empresa pioneira na cidade a ser reconhecida como ‘empresa amiga do Sesi Cultura’ e articuladora municipal”, declarou Julio Cesar Koviatkovski, coordenador de Difusão Cultural do Sistema Fiep/Sesi.

Unidade Móvel do Sesi é uma carreta adaptada para receber shows musicais e peças teatrais. Foto: Divulgação

A estrutura preparada para as apresentações é a UMO, uma carreta adaptada para receber shows musicais e peças teatrais, tornando-se um palco equipado com 2 camarins climatizados, cabine técnica de comando e equipamentos de última geração. Ela circula pelo Estado com objetivo de promover acesso aos bens culturais e democratização da Cultura.

Artistas

Oswaldo Rios (violão e voz) e Rogerio Gulin (viola caipira) fazem parte do Grupo Viola Quebrada, que estreou em shows no ano de 1998, lançou 6 CDs e 1 DVD e no ano de 2017 foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como melhor trabalho regional do país. Pedro Solak é o percussionista convidado.

No repertório escolhido para os shows do Sesi, constam algumas parcerias entre Oswaldo, Rogério e Pedro, além de canções já gravadas e ligadas à literatura através de seus autores (Viola Quebrada, de Mario de Andrade; Valeu, de Paulo Leminski; e Avesso, de Ceumar e Alice Ruiz). Clássicos caipiras também fazem parte do show, como Índia, Tocando em Frente, O Menino da Porteira, As Mocinhas da Cidade, Cabelo Loiro e tantas outras canções que mostram a força da poesia caipira em temas que falam de natureza, êxodo rural, amor e viola. O show acontece nesta sexta (28), a partir das 19h, em frente à Estação Ferroviária.

Já a cantora e compositora Janine Mathias é conhecida no cenário musical por transitar entre o Rap e o Samba e tem se destacado cada vez mais nacionalmente por suas produções autorais. O projeto Turnê Estadual o Rap do Meu Samba é uma proposta de realização de seis shows nas cidades seguintes cidades paranaenses: Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Pato Branco, Londrina e Curitiba. Em cada uma das cidades, além dos shows, também serão realizadas ações em escolas públicas: um bate papo sobre música e cidadania. Todas as ações serão gratuitas, em espaços bem localizados e de fácil acesso à população em geral. O show acontece no sábado (29), também em frente à Estação Ferroviária.

*Com informações da Assessoria de Imprensa