Estacionamento pago no verão? Matinhos pode adotar sistema rotativo na temporada


Por Diogo Monteiro Publicado 16/06/2025 às 14h39

A Prefeitura de Matinhos abriu um processo de licitação que pode levar à implantação de um sistema de estacionamento rotativo nas principais vias da cidade, especialmente durante a alta temporada de verão. O edital prevê também um estudo técnico para melhorias na sinalização viária, abrangendo sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Segundo o Pregão Eletrônico nº 048/2025, publicado pelo município, a contratação tem valor estimado em R$ 25.700,00, com base no menor orçamento entre empresas especializadas. A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de julho, às 9h, e o critério de julgamento será o menor preço global.

O secretário de Segurança de Matinhos, Durval Tavares, explicou ao JB Litoral que a proposta surgiu devido ao aumento expressivo no fluxo de veículos durante o verão. “Temos enfrentado um uso desregulado das vagas públicas. Muitas pessoas estacionam de manhã e deixam o carro o dia inteiro, o que impede o rodízio e prejudica tanto os moradores quanto os comerciantes”, afirmou.

A primeira etapa do projeto deve ser implantada na Avenida José Pinto Rebello, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Avenida JK, até o início da Praia Mansa. Depois, poderá ser ampliada para outras regiões da cidade. “A ideia é começar por essa região e, depois, ampliar para a área central”, detalhou Durval.

IMAGEM GOOGLE STREET
Avenida Dr José Rebelo está entre uma das avenidas que poderão contar com estacionamento rotativo. Foto: Google Maps

Além de avaliar a viabilidade do estacionamento rotativo, a empresa contratada deverá apresentar projetos executivos de sinalização viária, visando melhorar a mobilidade, segurança e organização do trânsito urbano.

Durval destacou que esta será a primeira vez que Matinhos terá um estudo técnico detalhado sobre mobilidade. “Estamos tentando acabar com qualquer tipo de amadorismo. Sem esse estudo, a gente nem sabe quantas placas são necessárias. Quantas de ‘preferencial’? Quantas de ‘proibido parar e estacionar’? Tudo isso só é possível definir depois de um levantamento técnico feito por profissionais especializados em trânsito”.

O estudo poderá incluir ainda a possibilidade de implantação de ciclovias em trechos estratégicos da cidade. Por enquanto, o objetivo é implantar o sistema durante a Operação Verão, mas existe a possibilidade de que ele seja mantido ao longo do ano, dependendo dos resultados. “Se funcionar bem no verão, nada impede que o estacionamento rotativo continue em outras áreas e épocas do ano”, disse o secretário.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *