Estudante de 17 anos morre após crise convulsiva em colégio de Paranaguá


Por Redação Publicado 03/09/2024 às 15h38

Uma tragédia abalou a comunidade escolar de Paranaguá nesta terça-feira (3), com a morte de João Vítor Barbosa, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual José Bonifácio. O jovem faleceu após sofrer uma parada cardíaca depois de uma aula de Educação Física, no início da tarde.

Por volta das 13h, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para atender a ocorrência no colégio. De acordo com as primeiras informações, o aluno teria tido uma crise convulsiva logo após realizar exercícios físicos. Assim que chegaram ao local, os socorristas encontraram o jovem já em parada cardíaca.

Os profissionais do SAMU imediatamente iniciaram os procedimentos de reanimação, realizando manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O estudante foi então encaminhado com urgência ao Hospital Regional do Litoral. Contudo, apesar de todos os esforços médicos, o óbito foi constatado pouco depois da chegada ao hospital.

O falecimento do estudante deixou em choque colegas, professores e toda a comunidade escolar, além da família do jovem. O Colégio Estadual José Bonifácio, uma das instituições de ensino mais tradicionais de Paranaguá, afirmou que não tem autorização [pela Secretaria de Estado da Educação] para se pronunciar.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou uma nota sobre o caso. “No horário do almoço/intervalo, enquanto ocorriam atividades esportivas na quadra do Colégio de Ensino Integral José Bonifácio, no município de Paranaguá, o estudante João Vítor Barbosa, de 17 anos, da 2ª série do Ensino Médio, apresentou mal súbito e desmaiou. O Serviço Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente e, enquanto esperava, o professor encarregado realizou manobras de reanimação sem que o rapaz esboçasse reação. O óbito no local foi constatado pelos médicos e socorristas tão logo chegaram à escola e a equipe pedagógica da instituição acionou a família e o Instituto Médico Legal (IML). A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) lamentam profundamente a morte precoce do estudante e se solidarizam com colegas e familiares neste momento de dor”, disse.

Até o momento, não há informações detalhadas sobre possíveis condições de saúde preexistentes do jovem que possam ter contribuído para a morte. Novas informações serão acrescentadas a esta reportagem à medida que estiverem disponíveis.


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *