“Eu sei me defender”: mulheres de Paranaguá recebem treinamento em defesa pessoal


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/03/2024 às 15h32

Há quase dois anos, em abril de 2022, o vereador delegado Nilson Diniz (União), de Paranaguá, apresentou um projeto pioneiro à Casa de Leis municipal. Seu objetivo era garantir que as mulheres, vítimas de violência doméstica ou não, pudessem se defender de possíveis agressões, através de técnicas aprendidas em aulas gratuitas de defesa pessoal. O PL foi aprovado pelos vereadores, se tornou lei municipal e agora, finalmente, virou uma realidade palpável na cidade.

defesa pessoal mulheres
Aulas acontecem todas as quartas-feiras, às 20h, na Arena Albertina Salmon. Inscrições estão abertas.Foto ilustrativa/www.emtempo.com.br

Na última quarta-feira (20), o projeto “Eu sei me defender” saiu do papel e começou a oferecer aulas de defesa pessoal para as parnanguaras na Arena Albertina Salmon. As inscrições estão abertas para mulheres a partir dos 12 anos de idade.

A iniciativa é conduzida pela professora Janaína O’Donnel, que ensinará técnicas de Jiu-Jitsu adaptadas para mulheres, independentemente do nível de condicionamento físico ou conhecimento em artes marciais. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, às 20h.

Nilson Diniz destaca que o objetivo principal é capacitar as mulheres para agirem diante de situações de agressão, tende prevenir casos de feminicídio e reduzir os números alarmantes desse crime. “Muitas delas que sofrem violência e fazem o boletim de ocorrência acabam sendo perseguidas pelos agressores, mesmo com a medida protetiva, podendo sofrer novas agressões e, muitas vezes, infelizmente, até a morte. Por isso, queremos possibilitar que elas saibam se defender e como agir diante de uma agressão“, ressalta o vereador.

Para aqueles que desejam obter mais informações ou se inscreverem no projeto, podem entrar em contato através do Alô Sespor no número (41) 98465-6770.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *