Evento teste com idosos no litoral termina com resultado positivo


Por Marinna Prota Publicado 25/10/2021 às 11h26 Atualizado 16/02/2024 às 17h02

Chegou ao fim neste final de semana mais uma edição dos Jogos da Integração do Idoso. As disputas, que ocorreram em Pontal do Paraná e Guaratuba foram encerradas sem grandes problemas e após o cumprimento de um rígido protocolo de prevenção a Covid-19. Este foi um evento teste realizada na região e deu o pontapé inicial na programação estadual das competições esportivas promovidas pelo Governo Estadual.

“Esta edição monstra o nosso respeito ao idoso. Foram mais de mil deles praticando esportes, hospedados e alimentados aqui no litoral. Isso é gratificante e traz qualidade de vida para todos. Depois deste evento que foi um sucesso, já teremos os Jogos da Aventura e Natureza, são 30 modalidades esportivas em todas as cidades do litoral, com 3 mil atletas esperados”, destacou o superintendente de Esportes do Paraná, Hélio Wirbinski.

Jogos contaram com 32 modalidades. (foto: AEN)

“Resumidamente o balanço destes jogos foi excelente. Uma semana de muita alegria, a população sofreu demais com a pandemia e a gente conseguiu tirá-los de casa, trazer para um evento seguro, para rever amigos e praticar esporte. Guaratuba ganhou com este evento”, afirmou o secretário de Esportes de Guaratuba, Alexandre Polati.

Para quem esteve presente durante todos os dias de disputas, a avaliação foi que o evento realmente funcionou. Os protocolos foram seguidos, os idosos tratados com respeito, principalmente de acordo com as duas limitações, e as pessoas das cidades sedes acolhedoras.

Genir Theobald, aposentada e moradora de Toledo (foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral)

“Foi maravilhoso chegar em um lugar onde todos foram muito receptivos. Que a gente possa ter a oportunidade de vir mais vezes a lugares onde todos são iguais, que todos tem respeito pela melhor idade. Levo de experiência daqui que tudo vale a pena. Com cuidado e com respeito podemos fazer coisas maravilhosas, não precisamos deixar de viver, mas é preciso fazer a coisa certa. Esses jogos vieram para mostrar que é possível voltar, com cuidado”, disse Genir Theobald, aposentada e moradora de Toledo, que esteve pela primeira vez no litoral disputando os jogos.

A classificação final das disputas deve ser divulgada em breve pela Superintendência de Esporte do Estado do Paraná.

Jogos da Integração do Idoso iniciaram em Guaratuba, em 1995, como proposta do Governo do Estado. Já naquela época, tinham como objetivo estimular o lazer por meio de atividades esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração. Em 2019, o evento foi incluído nos Jogos Oficiais do Estado, com a participação de 15 municípios. Em 2021, foram 32 municípios.