FAB localiza avião e corpos desaparecidos desde o início da semana, na Serra do Mar


Por Flávia Barros Publicado 07/07/2023 às 16h47 Atualizado 18/02/2024 às 16h12

O governo do Paraná confirmou, na tarde desta sexta-feira (7), o avião desaparecido desde essa segunda-feira (3) foi localizado. “O Governo do Estado foi informado pela FAB que a aeronave desaparecida foi encontrada no início desta tarde”, informou por meio da assessoria de imprensa.

A aeronave teria sido localizada próximo ao Pico Canavieiras, na região da Serra do Mar. Por volta das 16h30, pela primeira vez desde o desaparecimento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior se pronunciou sobre o assunto.

Depois de cinco dias de intensa busca e muita esperança, é com imenso pesar que comunico que três corpos foram encontrados nesta tarde na Serra do Mar. Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor”, disse o governador, em publicação no site oficial do governo e em seu perfil nas redes sociais.

Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e Felipe Furquim, ambos assessores do governo, eram os passageiros do avião pilotado por Jonas Borges Julião. Foto: Redes Sociais

O que diz a FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, no final da tarde, que após 65 horas de voo envolvendo buscas realizadas pelas aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, da FAB, “a aeronave de matrícula PT-JZC, desaparecida na Serra do Mar (PR), desde a última segunda-feira (3), foi encontrada sem sobreviventes, nesta sexta-feira (7), às 14h01 (horário local), pela aeronave H-60, da FAB“, detalhou a nota.

A Força Aérea se solidariza com os familiares das vítimas e comunica que investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas (RS), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial no local do acidente“, finalizou.

Buscas

As buscas ao avião monomotor foram iniciadas na tarde de segunda-feira (3), após a aeronave sumir do radar e não chegar a Paranaguá. O avião decolou às 7h50 daquela manhã, de Umuarama, no Noroeste do estado, com destino à cidade litorânea, com o piloto Jonas Borges Julião e os dois passageiros, que eram servidores do governo, Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto, e Felipe Furquim de Oliveira.

Procurada pelo JB Litoral, a assessoria de imprensa do governo não revelou as condições em que a aeronave se encontrava e a localização exata onde ela foi encontrada com os corpos. Uma entrevista coletiva sobre o encerramento das buscas, que chegaram ao quinto dia nesta sexta (7), será concedida às 18h30, no posto de comando montado pelo Corpo de Bombeiros na Estrada da Limeira, em Guaratuba. As buscas envolveram cinco aeronaves (duas da Força Aérea Brasileira e três do governo do Paraná) e mais de 50 pessoas, nos últimos dias.