Família tem bebê salvo pelo SAMU nove anos depois de primeiro filho também ser socorrido; vídeo
Uma mãe moradora da Vila São Vicente, em Paranaguá, irá comemorar o Dia das Mães, no domingo (14), feliz e aliviada com seus dois filhos; o mais velho, de nove anos e o caçulinha, nascido há menos de três semanas. Isso porque, na madrugada da última segunda-feira (8), o casal procurou ajuda na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Vila Itiberê. No carro da família estavam mãe, pai e as duas crianças. O bebê, então com 18 dias, estava desmaiado após engasgar.
Agilidade
Adriano Alves, Eric Monteiro e Rafael Rodrigues. Esses são os nomes das pessoas que a família sequer conhecia, mas que, certamente, mudaram a vida dela. Socorrista, técnico em enfermagem e rádio operador do SAMU que cumpriam plantão naquela noite, com dificuldades para prestar atendimento à população devido ao furto de cabos que deixou o telefone de emergência, o 192, inoperante, eles viram a chegada do carro, com o pisca alerta ligado, pelas câmeras de monitoramento.
De acordo com o rádio operador, Rafael Rodrigues, o resgate durou segundos e trouxe o recém-nascido de volta, com vida, aos braços dos pais. “Quando vimos a chegada do carro e a mãe descendo com o bebê, a equipe correu para a porta. O primeiro a chegar foi o socorrista Adriano Alves, que pegou o bebê e iniciou, imediatamente, as manobras de reanimação, quando o Eric e eu viemos em apoio. Com a agilidade e técnica do Adriano, a criança voltou a respirar e começou a chorar, o que era um sinal positivo”, explicou Rafael.
Veja a sequência de imagens que mostram desde a chegada da família até o salvamento:
Em seguida, o pequeno Arthur foi avaliado pela médica plantonista e liberado para a família, que levou o bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que ele passasse por exames.
Anjos
Ainda segundo relatou ao JB Litoral a equipe que prestou socorro ao bebê, após ficarem mais calmos, os pais da criança contaram que aquela era a segunda vez que eles procuraram socorro na base do SAMU. Na primeira ocasião, o primogênito, agora com nove anos, também foi socorrido da mesma forma, quando tinha poucos dias de vida, ao se afogar com leite. Aflito e acompanhando o drama da família, com o pequeno Arthur desacordado, o irmão mais velho também recebeu a empatia da equipe, que o acalmou depois de salvar a vida do bebê.