Fanfarra Municipal Fênix, de Matinhos, brilha no IV Concurso Sul de Bandas e Fanfarras em Itapoá (SC)


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/12/2023 às 19h29 Atualizado 19/02/2024 às 06h38

No último fim de semana, a cidade de Matinhos foi representada com maestria pela Fanfarra Banda de Percussão Municipal Fênix no IV Concurso Sul de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Itapoá, em Santa Catarina. A delegação, composta por 50 talentosos integrantes, participou das competições que ocorreram no sábado (2) e domingo (3).

Os resultados alcançados pela Banda Fênix na competição demonstraram o alto nível de habilidade e dedicação dos músicos. A fanfarra conquistou o 1° lugar no Corpo Musical, 1° lugar no Mor de Comando, 1° lugar em Baliza e 2° lugar em Pelotão de Bandeira. Além disso, a banda competiu na categoria Banda de Percussão Sinfônica infanto juvenil, para músicos com até 19 anos.

O maestro Lucas Vieira detalhou, ao JB Litoral, como foi a participação da banda no evento. “Tivemos uma participação brilhante no IV CONESUL. Com mais de 30 corporações de todo o Brasil presentes, nossa fanfarra conquistou diversos títulos. A experiência foi emocionante, testemunhando a dedicação de todos os alunos durante semanas de ensaios intensos. A recompensa verdadeira foi ver a expressão de dever cumprido em seus rostos logo após a apresentação, mesmo antes dos resultados oficiais. Expresso minha gratidão pelos momentos inesquecíveis que esses jovens talentosos proporcionam. Quero estender meus agradecimentos aos pais, à equipe de apoio e a todos os envolvidos nos bastidores, pois por trás de todo espetáculo há uma rede de apoio dedicada ao projeto. Agradeço também à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura por viabilizarem a realização deste projeto tão significativo“, disse.

Atualmente, a Banda Fênix desempenha um papel importante na formação cultural e social de cerca de 80 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 19 anos. O projeto de musicalização teve início há 9 anos na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, promovendo não apenas a educação musical, mas também o desenvolvimento de cidadãos comprometidos e responsáveis.

Os ensaios, realizados três vezes por semana, têm como objetivo a preparação para competições e, especialmente, a promoção de valores essenciais para a vida em sociedade. O maestro Lucas Vieira, responsável pela condução do grupo, destaca a importância do comprometimento das crianças e o apoio fundamental da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e dos pais dos alunos.

Comprometimento

O mais emocionante não é nem o resultado, mas ver o comprometimento das crianças, a forma que eles tratam esse compromisso. Isso é muito gratificante. Claro que o resultado também é bacana, mas é muito bom vermos o tanto que eles se doam, se entregam nos ensaios, um incentivando o outro, isso é muito legal“, destaca o maestro.

Com uma trajetória de 20 anos atuando na cidade, o maestro Lucas Vieira já esteve à frente da Fanfarra Municipal de Matinhos (FAMMA) e outros projetos. Com a paralisação das atividades da FAMMA, ele iniciou o projeto de musicalização na Escola Wallace em 2013, culminando na formação da Banda Fênix, que atualmente é considerada a Banda Municipal.

Para Lucas, o reconhecimento alcançado pela banda não se resume apenas aos troféus e prêmios, mas reflete o cumprimento do dever em formar não apenas músicos talentosos, mas também cidadãos conscientes e comprometidos. “Fico com a sensação de dever cumprido, tanto das crianças como músicos quanto como pessoas. Além, é claro, de eles sempre darem um show. No final das contas, o resultado é o de menos, mas a experiência que eles passam é o que vale“, conclui o maestro.